O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

8 de out. de 2012

Mensalão 2012 é dança com lobos

"Aêêê, companheiros! Estamos no segundo turno!"... Esse brado retumbante não teria nada demais, se não fosse dado neste domingo, às margens do Ipiranga, por... Paulo Maluf.

Pois agora, já que Kassab vai entrar na dança com os lobos, Maluf também quer subir no palanque de HaHaHaddad. É só uma questão de deslavada euforia. Mas, se não der nem mesmo pra sair na foto, pau vai comer. Aí, os tucanos vão lá naquela mansão que a Interpol não sabe onde fica e dão uma bicada no Maluf que pode virar a casaca.

Afinal, nem Serra, nem Alckmin maltrataram tanto Maluf quanto o bando de Lula neste primeiro turno depois que o PT malufou os 2 minutos de televisão mais caros do Brasil.

Só tem uma coisinha: Maluf passar pro lado de Serra é prejuízo na certa. Para Serra, não para Maluf que agora vale menos ainda do que valeu até o glorioso empate de ontem. O tempo de TV agora é igual para os dois. Maluf que foi comprado por 2 minutos, agora não vale um átimo de segundo; já não tem mais nenhuma moeda de troca. Vai sair do ostracismo para entrar no esquecimento.

Mas Maluf não está sozinho nessa questão de prejuizo. É perder tempo e dinheiro ficar correndo atrás de Russomanno e Chalita; é meter o pé na jaca ficar costurando coalizões de caciques, fazendo acordos entre as elites que mandam nos partidos que não mandam nos eleitores.

Quem não gosta do Zé Serra serra o Zé Serra; quem não vota no PT não vota no PT nem que a vaca espirre, já que tussir não pode, senão Serra e HaHaHaddad largam tudo e saem correndo para lhe dar um Plano de Saúde Clarabela, ou coisa parecida. Nada de SUS, eis que a vaca tosse, espirra mas não aguenta ser chamada de vaca-louca.

Nisso as vacas são bem melhores e mais respeitáveis do que os eleitores brasileiros que, coitados, não sabem votar e, muito menos, reclamar; elas pelo menos não se conformam em pertencer a nenhum curral eleitoral.

O fato agora é que o Mensalão 2012 ficou explícito, ganha quem tem mais laranja no saco pra vender. Ou mais úberes para dar de mamar a quem é chegado a um aleitamento tão bovino quanto providencial.

Deodó-duvide que o ninho tucano guarde tamanhos tesouros que os ativos da máquina pública não tenham para dar em dobro tudo que os passivos estão desejando.

Ministros - por amorfos que o sejam - já largaram de mão a Esplanada dos Ministérios e estão todos pousando em São Paulo mesmo em dia de expediente em Brasília. A Avenida Paulista é W3 deles.

E olhe que Dilma Vana disse e não mandou dizer no discurso de posse como primeira-mulher-presidenta da República que era "de todos os partidos, presidenta de todos os brasileiros". Já esqueceu, decerto. Como, decerto, já esqueceu também que um dia bradou tonitruante: "Apagão no Brasil, nunca mais!".

Hoje Dilma Vana é até mais PT do que um dia foi PDT. Em todo caso, deixe pra lá e experimente andar pelas ruas da paulicéia. Você dará de cara com diligentes ministros como um Aloízio Mercadante, um Padilha que não vai pra casa e com a musa domada Marta que já não se importa de gastar sola de sapato com um ministério nas costas.

Ande pela Paulista, ande. Eles e o rolo compressor público e notório vão acenar para você. Afinal, isso aqui não é o Irã. Lá para o político acenar precisa ter pelo menos uma das mãos.