O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de out. de 2012

SAIA CURTA
Dono de um capachismo imbatível que o garante sempre nos bastidores do poder, o PMDB entra em ebulição. Ainda  não se sente seguro o bastante - apesar de mandar no País desde os tempos em que fazia dupla com a Arena - para apresentar um candidato próprio à Presidência da República em 2014. Michel Temer - confortavelmente sentado à mão direita de Dilma Vana toda poderosa - nem gosta de falar nisso. Guarda o assunto como carta na manga.

Acontece que, movido a voto carioca, o biprefeito Eduardo Paes resolveu agora lançar o histriônico Sérgio Cabral, Rei dos Guardanapos de Paris, como candidato a vice- presidente da República na improvável companha para reeleição de Dilma Vana. Aí já foi demais. Mexeu com os aguapés. Prontamente o núcleo de caciques do PMDB nacional enquadrou a movimentação da facção comandada pelo prefeito do Rio. Sérgio Cabral em saia curta foi constrangido a ligar para Michel Temer e para Zé Sarney, desmentindo a operação. Valdir Raupp, que usa o distintivo de presidente do partido, foi o último a saber.

É LÁ
Eu continuo querendo morar nas cidades que os candidatos a prefeito estão mostrando na TV. É lá que todo mundo é amigo do rei; é lá que mora Alice. E se duvidar, é lá que a gente conversa com todos os anjos e santos e bate papo com quem inventou o universo.

SÓ ELE?
A CPI do Nada, entrou em recesso até depois do segundo turno. Concluiu, antes disso que o esquema de Cachoeira movimentou mais de R$ 84 bilhões em 10 anos. Ah, bom. Mas então por que só o Carlinhos Cachoeira está preso?!?

AGORA É TARDE
Só agora que você vai eleger neste domingo o prefeito de sua cidade por quatro anos é que se dá conta de que seu voto vai apenas referendar a escolha que os caciques dos partidos já fizeram há muito tempo por você.

VAI PRA CUBA
Cuba é demais. O governo acaba de decretar que não vai exigir mais visto de saída dos seus habitantes. É o único país neste planeta que, em vez de pedir visto de entrada pede visto de saída. É dessa democracia que Lulas, Zés Dirceus, Genoínos estão falando. Vai pra Cuba, vai companheiro.

AGORA PODE
O governo brasileiro já pensa em readmitir o Paraguai no Mercosul. Agora pode. A Venezuela já foi enfiada no bloco.

O NÓ
Bateu por Brasília a informação de que Tarso Genro quer convencer Lula a dar uma chegadinha a Pelotas, antes deste domingo. Seria só para catapultar a candidatura do PT. O candidato Fernando Marroni já se prepara para Lula ajeitar, novamente, o nó da sua gravata.

O JEITO
Se o eleitor não reagiu às condenações do STF que, além de mostrar Zé Dirceu, Delúbio Soares e Zé Genoíno como líderes de uma gangue de corruptos, também mostrou que Lula sabia de tudo e mente melhor do que os outros, é só porque o povo já sabia de tudo. Esses últimos dez anos foram suficientes para o esquema implantado por Lula e consolidado por Dilma Vana mostrar a cara. O eleitor não se revelar atingido pela comprovação do escândalo só revela o pior: a esperteza é o jeitinho brasileiro 2012. É o povo brasileiro incorporando o "jeito de governar que Lula nos ensinou", como sempre proclama Marta Suplicy, a dama das solas de sapato mais caras do Brasil.