O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de nov. de 2012

Chapa Dilma-Temer para 2014

Logo depois das refregas para as prefeituras, os aguapés se remexeram tanto com a proclamação de independência do PSB de Eduardo Campos, o mais rápido vira-casaca da República, que a chapa Dilma-Temer para 2014 pode ser lançada nesta promissora terça-feira de cinzas pós-finados.

A coisa está tão mal parada para o lado do governo que o próprio Lula, mesmo com fortes sintomas de azia, vai estar no encontro marcado no Palácio do Planalto. A chapa repetente é um requiém para o sonho "Volta Lula" que assim fica adiado sine die, ou na melhor das piores hipótese para o Brasil, fica transferido para 2018.

Então, porque um aposentado, presidente de prazo vencido, tem que subir a rampa numa hora dessas, só o Capeta sabe. Presidente de honra do PT não é diploma, ainda mais que ele é bem remunerado para desempenhar esse papel fisiológico, e esta investidura não serve sequer de pretexto para alguém bancar o cardeal numa liturgia desse tipo.

Afinal, o encontro é entre a primeira-presidenta e o vice-presidento. Se é para ex-presidentos meterem o bedelho, então chama o Zé Sarney, o Beira-Collor, o FHC que, bem ou mal, tocaram todos na mesma banda. Não, não convidem Itamar Franco para a festa. Ele não se baixaria a tanto.

RODAPÉ - Não é só porque é um presidento de prazo vencido hoje que Lula vai ter que engolir este sapo de ver Dilma Vana não lhe entregar a rapadura e dar o repeteco em 2014. É que o PMDB manda muito mais que o PT desde os tempos em que era MDB e já mandava na Arena. O PT sem o PMDB não ganha nem torneio de cuspe a distância.

Republicanagens
 

RESPEITO É BOM...
Gilberto Carvalho, voz e olhar de Lula no gabinete de Dilma Vana, suspeito de ser o mala-preta do esquema funesto de Santo André, depois do depoimento mais recente de Marcos Valério à Justiça: "Respeito o desespero de Marcos Valério". Ah, bom. Respeito é bom e todo mundo gosta. Então a gente respeita a palavra de honra de Gilberto Carvalho. E não se fala mais nisso.

QUAL DELES?
Cá pra nós, você compraria um carro usado de um desses dois? Para qual deles você assinaria um cheque em branco?

BOA RIMA: JOBIM POR AMORIM
Você nunca se perguntou por que outra razão - não fosse uma boa rima para Jobim - Dilma colocou Amorim, no Ministério da Defesa.

Agora que Nicolas Sarkozy esteve outro dia passeando por aqui e que Amorim se reuniu nesta segunda-feira (5) com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, em Brasília, tratando de amenidades como o processo de negociação para a compra pelo Brasil de 36 caças, no valor de US$ 5 bilhões, você já pode imaginar que a outra grande razão foi, no mínimo, o dedo de Lula.

O negócio com os franceses começou com o par de amigos bons e batutas, Lula e Sarkozy querendo aterrissar em solo brasileiro os caças Rafale, da companhia Dassault. De lá pra cá, ou de Dilma Vana em diante, os Rafale disputam beleza com mais duas empresas estrangeiras: o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab.

Tudo bem, venha quem vier, doa a quem doer, mas que agotra a gente já sabe da outra razão que levou Dilma Vana, A Poetisa, a rimar Jobim com Amorim, ah isso a gente já sabe.