O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de nov. de 2012

Pare a festa! Arregacem-se as togas!

Então tá, já deu pra bolinha a festa da democracia que celebra a posse de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal. Agora é só arregaçar as togas e trabalhar. Há muito que fazer além do julgamento dos mensaleiros. O que há de malfeitor da máquina pública solto por aí, não tá no Gibi. Só de ministério carcomido pelo câncer dos cartéis da propina há pelo menos aquela meia dúzia de sete ou oito e até mais que perderam seus ministros pelo caminho, varridos na marra pela antiga faxineira Dilma Vana.

Se você não tá lembrado, dá licença de contar: era uma coisa véia, uns palacetes assombradados... Cadê os caras, cadê? Os seus cartéis continuam onde sempre estiveram, metendo a mão na massa e balançando a pança. Vamos a alguns deles, só pra relembrar:

Antônio Palloci
Primeiro a levar uma vassourada no governo da Dilma. Ganhou experiência no governo Lula. Foi varrido porque o seu patrimônio aumentou 20 vezes entre 2006 e 2010. Tá que tá.
Alfredo Nascimento
Varrido porque não conseguiu esconder o esquema de propina envolvendo o DNIT e Valec. Alfredo Nascimento, da mesma forma que Palloci, se formou no governo Lula.
Nelson Jobim
Jobim das Selvas saiu-se depois de declarações que pareceram preconceituosas e menos gentís com relação às meninas Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann. Ele chegou ao ponto de dizer que votou em Serra nas eleições de 2010. Nelson Jobim, por acaso, também foi ministro no governo Lula.
Wagner Rossi
Corrupção desbragada na CONAB, dentre as quais o pagamento de propina por contratos e favorecimento de empresas em troca de financiamento de campanha, e uma cachoeira de negócios agropeculiares, determinaram o afastamento do ministro, afilhado de Michel Temer do PMDB "um partido que não precisa ser investigado", segundo o próprio vice-presidente da República da Silva.
Pedro Novais
O garanhão de alcova Pedro Novais tem no seu prontuário o caso em que pediu ressarcimento à Câmara no valor de R$2. 156,00, por despesas com motel. E teve também a denúncia do jornal Folha de São Paulo de que o então ministro usara verba da Câmara para pagar a governanta de seu apartamento.
Orlando Silva
Este fez do Ministério do Esporte o Parque de Orlando. Envolveu-se em várias irregularidades no Ministério. Foi também, por incrível coincidência, indicação de Lula. As denúncias de corrupção foram em cima dos contratos com ONGS e o programa Segundo Tempo. Até candidato a fereador, Orlando Silva foi. Levou uma traulitada que está doendo até agora.
Carlos Lupi
Esse Lupi, cheio de banca, não queria sair nem a pau do governo Dilma Vana. Ele foi uma das tantas heranças malditas que Dilma Vana recebeu do governo Lula. Seu pedido de demissão foi entregue na marra, depois de dizer que só sairia do ministério abatido a bala. Levou um tiro no pé. Preside o PDT.

E tem mais muito mais. Isso aí é só o que veio à tona. O crime organizado que se infiltrou na máquina pública continua mergulhado nas águas da calmaria de sempre. Continua agindo com a naturalidade de quem tem as costas largas e o perfume da impunidade com ares de imunidade.