O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de nov. de 2012

TANTO FAZ
Se Barack Obama não fez nada para agradar os governos Lula e Dilma Vana, Mitt Romney amanhã poderá ser o Obama piorado para o Brasil. Quer dizer, ganhe quem ganhar amanhã a presidência dos EUA, o Brasil sai perdendo.

CHORORÔ
Nesta quarta recomeça o Mensalão no Supremo Tribunal Federal, maior vale de lágrimas da história política brasileira. Os corruptos, lavadores de dinheiro e quadrilheiros condenados querem agora julgar o STF. O choro é livre e o jus sperniandi é bonito, mas - ao contrário do cartel dos calamares - é só uma peça de ficção.

MOROSIDADE
O diabo é que o acórdão da dosimetria - método de definição das penas - vai ter mais de seis mil páginas. Isso e mais os embargos de declaração que os advogados de defesa já preparam deve levar mais de um ano. Enquanto o acórdão não for publicado os malfeitores estarão com suas vozes roucas na rua, sob o pleno sol da liberdade. Não, isso não é liberdade temporária. É morosidade.

CALAFRIO
Eduardo Campos, do emergente PSB, é sinônimo de calafrio nas hostes do PT para 2014. Sua aliança com o PSDB e com o bloco dos descontentes com o desdém da dupla PT/PMDB quer dizer ameaça aos planos de Lula para tirar Dilma Vana do lugar que ele só lhe emprestou até outubro de 2014. Aí a porca torce o rabo porque Dilma Vana gostou de não ser poste e mandou editar a velha lenda da criatura que se volta contra o criador.

BOM E BATUTA
Segundo metalúrgico a assumir - mesmo que por pouco mais de algumas horas - a presidência da República, Marco Maia diz, diante do mais recente depoimento de Marcos Valério à Justiça que ele é um "desqualificado". Só agora o PT descobriu que andava com um desqualificado. Antes era um bom amigo, um bom camarada, um companheiro bom e batuta.

SEM SURPRESA
Enem: "fator surpresa" pode baixar as notas da redação, dizem especialistas. O tema foi "Movimentos de imigração no Brasil no século 21". O que é apenas um tema atual, já que estamos no século 21 e não no 17 ou 18, foi considerado difícl para os professores. Nada de admirar, já que a maioria dos professores de hoje também não está preparada para esse tipo de leitura e interpretação. Quem quiser botar caraminholas na cabeça dos outros, pode alegar que "o companheiro que não se surpreendeu com o fator surpresa" se deu bem nesse Enem.