O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de nov. de 2012

O NEYMAR DO FLU
E então, Fred é a versão idosa de Neymar no Fluminense.

Fez dois mais um com ajuda do zagueiro adversário, conquistou o título do campeonato para o tricolor das Laranjeiras e mandou o Palmeiras para a segunda divisão.

De quebra, chegou aos 19 gols e meio e lidera a artilharia do Brasileirão mais pobre de todos os tempos.

O ADIVINHÃO
Em 2004, se achando porque então era chefe só da Casa Civil dos primórdios do governo Lula, Zé Dirceu botava a boca no troimbone: "Acabou a corrupção no governo do Brasil. Este é um governo que não rouba e não deixa roubar"!

Agora se sabe, não se tratava de um aviso; era premonição. Ele já sabia o que lhe aconteceria em 2012. Só agora, oito anos depois, o Supremo Tribunal Federal está levando a sério a adivinhação de Zé Dirceu.

Neste fim de semana Zé Dirceu andou fazendo os cálculos do tempo de cadeia que lhe será reservado pela democracia que o condenou. Ele diz a amigos mais chegados, à família e afins que é coisa de não menos de quatro anos em regime fechado. Leve a sério. Dirceu é bom em matéria de adivinhações.

VALE QUANTO PESA
Ao se reunir só com os caciques do PMDB e do PSB, Dilma Vana deixou magoados e cheios de inveja as outras tribos aliadas. A indiada desprezada quer o mesmo tratamento. Quer dizer, sua amizade também tem preço. Vale um pouco mais que apito e espelhinho.

MORRE MARCOS PAULO
O ator e diretor global Marcos Paulo, de 61 anos, morreu neste domingo no Rio de Janeiro. Há mais de um ano ele lutava contra um câncer no esôfago. Um de seus últimos sucesso como diretor de cinema foi Assalto ao Banco Central.

ENCRUZILHADA
O Brasil está mesmo entre a cruz e a espada. Deve ter cuspido na cruz, ou alguém comeu a mulher do rei em seu nome. Está numa encruzilhada: o que é pior para o País, as privatizações dos tempos de FHC ou as terceirizações de Lula e Dilma Vana? É uma questão de múltipla escolha: estatização é coisa feita entre o governo e a iniciativa privada; terceirização é a entrega direta do que é público nas mãos de quem é aliado do governo, mesmo sem aptidão alguma; privatização e terceirização, são espertezas que substituem a incompetência da máquina administrativa. Você decide.

VIOLÊNCIA URBANA
Surpresa! São Paulo teve mais uma madrugada violenta. A novidade é que de segunda para terça-feira, tudo pode piorar. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, nada de novo no fronte. Tiroteio entre bandido e mocinho já não é mais notícia por lá.

QUADRO DO ARTISTA
Oscar Niemeyer, 104 anos de fundação, "melhora, mas quadro inspira cuidados". Enfim, a ciência reconhece que nessa hora Niemeyer deixa de ser um artista para ser o próprio quadro.

BARBOSA, PRESIDENTE
Sexta-feira, o presidente do STF, Ayres Britto, deixa compulsoriamente por vetusticidade o Supremo Tribunal Federal. Joaquim Barbosa assume a cadeira presidencial da mais alta corte de Justiça do País. Dilma Vana - para desgosto de Lula - já disse que vai à solenidade.

Não se sabe ainda se ela vai pela posse de Barbosa, ou pela cerimônia do adeus a Ayres Britto. Em todo caso, o mais certo é que a primeira-mulher-presidenta da República vai não só para cumprir uma tradição republicana, como para mostrar aos quadros petistas mais luláticos "quem é que manda aqui". Não há quem cogite a possibilidade de Dilma Vana imitar a grosseria do seu antecessor e ameaçar, em plenário, "abrir a caixa preta do Judiciário". Até porque o STF pode querer abrir a caixa do governo.

DESABAFO
Outro dia o deputado Tiririca e o senador Eduardo Suplicy comemoraram sua inclusão dentre os parlamentares "mais assíduos" do Congresso Nacional em 2012, cantando em dueto um clássico de Bob Dylan. A quem será mesmo que eles queriam ofender com tamanho desabafo?!?

SUPOSTA VIOLÊNCIA
Fim de semana violento deixa 31 mortos na Grande São Paulo. Só em Guarulhos, três morrem por suposto e sete ficam feridos; entrementes, dois elementos aparentemente criminosos incendiavam, ao que parece, dois ônibus nas cercanias e três PMs foram presos suspeitos - por supostas imagfens de uma provável câmera fotográfica de, ao que tudo indica, matarem um homem que estava vivo quando foi preso e agora aparentemente não respira nem se mexe e já está sendo velado.
 
QUASE BOA NOTÍCIA
Depois do susto na chegada do voo do Fluminense o time desembarcou no Rio com festa e trio elétrico; após rebaixamento do time para a merecida segunda divisão, a loja central do Palmeiras foi depredada e incendiada. Mas, enfim, nos vem uma notícia quase boa: "Mano só é o técnico 'atual' da seleção" disse ontem Zé Maria Marin, o presidente medalhão da CBF. Ainda assim é uma alegria meiaboca, afinal ele mesmo Zé Maria Medalhão Marin é só o presidente "atual" da CBF. Acontece que esse tal de "atual" para os cartolas brasileiros pode durar quase a vida inteira, como durou para João Havelange e Ricardo Teixeira.