O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de nov. de 2012

Republicanagens


DISPUTA MACABRA
PM é morta em SP. O número de vítimas sobe para 90 só neste ano. Pronto, a violência urbana em São Paulo acaba de empatar com a esteira de mortes deixada pelo furacão Sandy nos Estados Unidos. O governo do Rio de Janeiro não sabe o que fazer para equilibrar essa disputa macabra.

ATRAÇÃO FATAL
Recomeça nesta terça-feira o julgamento do Mensalão. A atração do torneio torneio agora é pela aplicação das penas a cada um dos corruptos, lavadores de dinheiro e quadrilheiros já condenados. Como pano de fundo, o STF deve exibir alguns pedaços do mais recente depoimento de Marcos Valério, o Peteca dos Mensaleiros, envolvendo Lula na morte do prefeito petista de Santo André, Celso Daniel.

DOMÍNIO DO FATO
Os ministros devem passar voando por cima desse cadáver insepulto que não cabe por inteiro no esquife do Mensalão que ora corre no Supremo. O que deve sobrar mesmo para Lula é a teoria do "domínio do fato" que levou à condenação o seu obediente subalterno, Zé Dirceu. Roberto Gurgel já trata dessa rebarba.

PASSAPORTES
Itamaraty avisa: emissão de passaportes será normalizada em 15 dias. Isso não tem nada a ver com o julgamento do Mensalão. Em todo caso, os itamaratecas já estão prevenidos contra qualquer tentativa de falsa identidade. Foram prevenidos de que há mensaleiros que trocam de nome, fazem plásticas faciais, implante de cabelo e têm diversos endereços.

O GOLEADOR
Neymar ontem fez mais três gols. E foi contra o Cruzeiro de Minas Gerais, não contra a China ou Japão. Com isso foi para 12 gols no campeonato e colou em Fred e Luiz Fabiano. Se Mano Menezes não o tirasse do Brasileirão para mais dois jogos por rapadura pela seleção da CBF, Neymar ainda seria o artilheiro do ano.

FUNK
Adriano, o Imperador do Morro, deu o cano outra vez no Flamengo. Aí vem uma funkeira e diz com toda singeleza: "Nós fomos para a casa do Adriano". Quê futebol quê nada... Foram fazer funk-funk.

TESTEMUNHAS
Nada menos de 37 candidatos do Enem foram desclassificados. Eles tirarm fotos nos locais das provas. Não sabiam que o MEC não quer testemunhas.

COALIZÃO DO BMG
Está parado que nem água de poço na Justiça Federal o processo de improbidade administrativa que obriga Lula, o Ex-Pateta da República e o ex-ministro da Previdência, Almir Lando a devolver R$ 9,5 milhões do escancarado favorecimento oficial aos empréstimos consignados do INSS no coalizado BMG, banco favorito nos autos do Mensalão.

PLANO DE PODER
O PT pode não ter programa de governo, mas tem plano de poder. Usando a CUT como ponta de lança, já está articulando mais uma boa luta, companheiros: com cara de paladinos sociais, defensores dos fracos e oprimidos, elucubra a terceirização de "conselheiros" nas melhores prefeituras do ramo, para ver de perto e "colaborar" com os novos administradores municipais. Até parece que sabem fazer alguma coisa mais que não seja inaugurar promessas.

IMPASSE AMERICANO
A três dias da decisão nos Estados Unidos, Barack Obama e Mitt Romney estão empatados científica e tecnicamente pelos institutos de pesquisas deles lá. E o que é mesmo que o Brasil tem a ver com isso? Obama se dá mais ou menos, quase mal com Dilma Vana e, assim mesmo, se dá melhor com ela do que Romney se daria amanhã ou depois. E o que é que tem, isso é bom, ou ruim? Dilma tá nem aí... Tem que se preocupar é com a blitz desfechada por Lula para tomar o seu lugar em 2014. Dizem, marias e clarices que ele agora está enchendo a bola de Eduardo Campos só para colocá-lo de vice na sua caminhada rumo à rampa do Palácio. Vai ver que é mesmo.

O GRANDE INIMIGO
Esse golpe da volta de Lula, tem um inimigo muito pior do que Dilma Vana pela frente: o PMDB que não vive sem ser o governo invisível do Brasil, desde os tempos da Redentora, quando ainda se chamava MDB e dava sustentação à Arena. Não adianta Lula acionar a sua "estratégia de coalizão" querendo comprar com ministérios os cartéis do partido mais poderosos do continente, porque o PMDB é mais que uma Marta, ou um Maluf e gostou de estar onde está.

GOLPE NO PARAÍSO
O séquito de "fidelidade canina" a Lula, chamam de tentaiva de golpe paraguaio a ação que será apresentada por Roberto Freire esta semana pedindo ao Ministério Público que investigue o envolvimento de Lula na morte de Celso Daniel. Para eles, o assunto está morto e Celso Daniel ainda vive. Os fanáticos lulistas nem levam em conta que, esta ação pode ser um alívio para Lula, como seria para qualquer inocente. Enquanto não se esclarece o caso definitivamente, o acusado padece o cruel estigma da dúvida. No caso de Lula, no entanto, parece que ele se sente apenas como um ser especial disposto a padecer num paraíso.