O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

9 de nov. de 2012

Sem saída

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, diz que o confisco do passaporte não substitui a pena que os mensaleiros devem receber. Ele quer a prisão imediata dos réus assim que saia o acórdão final. Isso é bonito, mas vai levar um tempão.

É que o fastidioso processo de dosimetria se arrasta com enorme lentidão. A coisa toda vai ficar para 2013. E ainda tem o sagrado recesso anual da magistratura. Quer dizer, então, 2013 bem pra lá. Depois de outro Carnaval.

Não há notícia boa nenhuma nesse quadro. Não há nem mesmo a agonia de um inocente ver-se refém de uma execração pública injusta pela demora em ser absolvido. Não há nem isso, porque que dentre esses 25 mensaleiros condenados "não há freiras" - como Lula gosta de dizer sempre que se refere a blocos políticos que ocupam a mesa ao lado em qualquer restaurante onde ele esteja.

O que há de concreto é que Joaquim Barbosa depois de mandar prender e arrebentar os passaportes dos malfeitores de malfeitos na República dos Calamares, agora acaba de enviar para os aeroportos a relação dos 25 mensaleiros condenados por corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisas e outras malfeitorias.

Barbosa fecha assim, algumas das principais portas de saída para tão possíveis quanto prováveis fugas rumo a um desses paraísos caribenhos, ou estações europeias de esqui e turismo para asilados de última hora e degredados filhos de Eva.

Com aeroportos vigiados - ou pelo menos previnidos - falta agora fechar os terminais aéreos clandestinos, alguns heliportos estratégicos, os portos de grandes cruzeiros marítimos ou até os de cabotagem e as fronteiras rodoviárias que circundam o país.

Há, dentre os malfeitores, aqueles que dizem sob sua inteira palavra de honra que vão ficar e que "estão preparados para a prisão", mas todo mundo sabe que uma coisa é o que falam, outra é o que fazem. A verdade é que quadrilheiro bom é quadrilheiro sem saída.

RODAPÉ - Cá pra nós, 25 passaportes recolhidos é pouco, muito pouco, muito pouco mesmo, quase nada para o tamanho do cartel de corruptos, lavadores de dinheiro e quadrilheiros que há neste Brasil da Silva.