O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

1 de out. de 2009

BOLA GENÉRICA

Meninas de Ouro
De Porto Alegre - Moisés Pereira
Foto: Reuters

Fui assistir ontem no Ginásio Tesourinha em Porto Alegre a extréia da Seleção Brasileira feminina de vôlei no Campeonato Sul-americano. Ver as meninas campeãs olímpicas e as jovens revelações ao vivo sem dúvida foi muito gratificante.

Eis um esporte em que o Brasil destaca-se no topo do mundo devido a um trabalho de base importante e uma gestão profissional já há muitos anos. É uma prova de que quando há organização, investimento e seriedade as coisas acontecem.

Pena que em outros esportes, embora potencialmente tenhamos possibilidades devido a várias circunstâncias ainda estejamos engatinhando. Sem dúvida isto está vinculado aos problemas sociais, de educação e prioridades.

Sou fã do vôlei feminino já há muitos anos quando uma evolução técnica impressionante e uma imagem estética bela empolgam a torcida brasileira. Várias musas afloraram das quadras o que levaram o grande mestre Armando Nogueira a fazer poemas de louvação.

O time atual, dirigido por Zé Roberto Guimarães, está passando por uma transição rumo à renovação e enquanto novas promessas já brilhem intensamente tem como base as campeãs olímpicas Mari, Sheila, Sassa, Carol GataZ, Dani Lins, Paula Pequeno e Fabiana.

Ressalte-se também o trabalho do técnico Zé Roberto que sem a vibração e determinação de outros treinadores consagrados como Bernardinho e Felipão no futebol, com um comportamento equilibrado, sereno e vitorioso exerce uma liderança tranqüila sobre um grupo de estrelas femininas - o que convenhamos não deve ser tarefa fácil.

É certo que no próximo domingo estaremos comemorando o título sul-americano, o nono consecutivo nas últimas competições desta equipe até porque as adversárias estão bem abaixo do Brasil.

Por exemplo o time do Paraguai ontem derrotado por 3 x 0 é composto por atletas amadoras que trabalham durante o dia, treinam à noite e chegaram de ônibus a Porto Alegre com direito a ter errado a rota da viagem que duraria 18 horas e terminou depois de 26.

Confesso que fiquei empolgado com o time de vôlei brasileiro e voltarei ao Tesourinha para curtir novos momento de encantamento.

Este fato compensou a grande decepção no futebol, com a equipe milionária do Inter que viajou de avião na classe executiva, tem todas as mordomias e sucumbiu em Santiago do Chile diante do time da Universidad Católica, cujo maior salário é de 10 mil dólares. Mas isto já é outra história.