O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

31 de out. de 2009

BOLA GENÉRICA

Morre Juvenal último remanescente da Seleção de 50
Moisés pereira
De Campos dos Goytacazes RJ

O último dos remanescentes da Seleção vice-campeã do mundo de 1950 faleceu hoje em Camaçari, na Bahia, onde morava há mais de 50 anos.

Se o fato de ter pertencido àquela histórica Seleção já é suficiente para que seja notícia no Sanatório, particulamente por ter nascido em Santa Vitória do Palmar, minha cidade natal, também é determinante para estas considerações.

Juvenal era zagueiro esquerdo na formação: Barbosa , Augusto e Juvenal; Eli, Danilo e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico.

Juvenal tinha hoje 86 anos, estava hospitalizado há 15 dias com a saúde debilitada e com dificuldades financeiras. Recentemente, programas esportivos da televisão noticiaram campanhas beneficentes pró-Juvenal, um ídolo do tempo em que a fama não era recompensada com benesses materiais.

Era um dos jogadores que ficaram estigmatizados pelo episódio denominado "Maracanaço" quando a seleção uruguaia conquistou o título mundial diante de 200 mil torcedores brasileiros estarrecidos diante da tragédia.

Tendo nascido em Santa Vitória onde iniciou no Rio Branco, jogou em Pelotas, no Brasil de onde se transferiu para o Flamengo e posteriormente jogou no Palmeiras, onde conquistou títulos importantes. Vestiu por 11 vezes a camisa da Seleção.

Outro jogador de Santa Vitória que chegou à seleção foi Cardeal que em 1937 disputou o campeonato sul-americano, depois de ter sido campeão gaúcho em 1935 pelo Farroupilha. Aliás no Farroupilha jogaram os vitorienses Lelo e Betinho, ambos bons jogadores mas sem o destaque dos que vestiram a "Canarinho".