O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de out. de 2009

BOLA GENÉRICA

Eu vou pra “Pasárgada” e Celso Roth para o pódio
Moisés Pereira

O Campeonato Brasileiro de futebol está chegando às rodadas finais e ainda ninguém se arrisca em afirmar quem será o Campeão. Eu, porque estarei viajando nos próximos dias e, ficarei fora do espaço, deste pelo menos, durante algumas dezenas de horas vou tomar uma posição e possivelmente vá me quebrar.

No sprint final o jóckei é muito importante e uma meia dúzia de treinadores ainda tem chance de chegar lá.
Muricy o mal-humorado chegador, Ricardo Gomes repatriado da França, Andrade a nova 8ª maravilha do mundo dos “cariôcos” como diz o Lauro Quadros, Mário Sérgio redivivo depois do Gre Nal, Adilson Batista comendo o mingau pelas beiradas, talvez o instável Hélio dos Anjos e Celso Roth.

Celso Roth é o meu eleito. Eis um treinador que sempre sofreu os maiores preconceitos. No Sul é o patinho feio, e dificilmente alguém tenha sofrido campanha contra tão insidiosa e sistemática quanto ele.

Não é o técnico dos meus sonhos, até porque considero que tenho motivos bem mais nobres para sonhar, mas não é pior do que a maioria, aliás, é dos melhores. Seus times são organizados, consistentes e dificilmente são envolvidos a ponto de serem massacrados numa campanha.

Contra o Celso sobram argumentos, é retranqueiro, não tem títulos importantes, persegue os craques. Pura pontualidade para desmerecer um profissional que pelo seu temperamento, timidez, ou falta de carisma tem dificuldade de relacionamento com os formadores de opinião e, daí por via de conseqüência com os torcedores. Rui Carlos Osterman , o professor, uma sumidade como comentarista justificou esta aversão a Roth dizendo que tratava-se de um casmurrão” eventual". Roth, penso, não entendeu e não gostou.

Nem sempre títulos são definitivos para dar qualidade a um treinador. Enio Andrade, considerado o melhor treinador da história no Rio Grande do Sul nunca foi campeão gaúcho, por exemplo, e não é porque tenha treinado o São José, o Farroupilha e outros times menores, porque perdeu títulos regionais treinando o Grêmio e o Inter.

Voltando a Celso Roth. Por todas essas razões, por ter sido perseguido pela maioria da imprensa gaúcha que muitas vezes prefere cascateiros e marqueteiros sem a capacidade de Roth é que torço por ele.
Muitas vezes vi Roth sendo tratado com desrespeito pelos crionistas gaúchos e pior vi comentarista comandando vaia quando seu nome era anunciado no alto falante do estádio Olímpico no início deste ano.

É por isso que nesse campeonato, embora a tabela de seu time não seja a melhor nas rodadas finais acredito que poderá ser vitorioso.

Enquanto estiver na Pasárgada, o território utópico de Manoel Bandeira, e embora não vá ter a mulher que quero, até porque ela está aqui, lá serei amigo do Rei, e até se Celso Roth perder o campeonato não importa, porque lá a vida é uma aventura de tal modo inconseqüente...