O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de out. de 2009

DE PASSAGEM...

O desabafo de um pai derrotado
Moisés Pereira

Emocionei-me ao extremo esta manhã, ao ler a carta do músico e poeta carioca Luiz Fernando Proá relatando o desfecho de seu drama pessoal que culminou com a prisão de seu filho Bruno dependente de drogas.

Bruno que iniciou no vício com a bebida e passou por diversas experiências com maconha, cocaína, haxixe, ácido , etc, até entregar-se definitivamente ao crack há seis anos e agora estrangulou a namorada de 18 anos.

O pai lutou bravamente para recuperar o filho que chegou a ser internado cinco vezes, mas a luta foi inglória e hoje ao ver o filho preso sente-se resignado e as lágrimas são mais causadas pela tragédia que vitimou a namorada e sua família do que mesmo pela derrota com a perda do filho para a reclusão.

História como a de Luiz Fernando e seu filho Bruno desfilam todos os dias na nossa imprensa espelhando uma realidade terrível que abala a nossa sociedade.

A carta divulgada pelo pai é desses documentos que tocam a alma da mais insensível das criaturas e diz bem da impotência dos familiares na tentativa de recuperar viciados após a dependência acentuada especialmente o crack segundo os especialistas.

Resta-nos a reflexão inevitável de que somente o acompanhamento do desenvolvimento dos filhos e a educação podem ser determinantes na evitação de dramas desta dimensão.
Até quando teremos de conviver com esta situação.

Segundo turno no Uruguai

José (Pepe) Mujica o “meu candidato” a presidente do Uruguai obteve 47,39% dos votos válidos na eleição de domingo. O percentual não foi suficiente para que tivesse sido eleito no primeiro turno e passará por nova prova no segundo turno dia 29.

Será seu adversário Luiz Alberto Lacalle que obteve 28,53 % dos votos. O pleito do dia 29 promete ser parelho colocando em disputa a Frente Ampla de esquerda, e o Partido Nacional representante das oligarquias do pais oriental, aliás país pequeno, e contraditório no cone sul do continente.


Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, arredondou o discurso prometendo um governo moderado espelhando-se no estilo de Lula da Silva, não sei se engolindo sapos como aqui, é o candidato da situação e Lacalle que foi presidente de 1990 a 1995 tem a marca de um governo corrupto.

Lacalle terá o apoio do Partido Colorado, inclusive do candidato a vice o ex-gremista Hugo de Leon mostrando que também lá o esporte leva a tentativas políticas.

Pepe Mujica é um crítico contumaz do atraso uruguaio e dirigindo seu trator na chácara que possui nos arredores de Montevidéu na tarde da eleição expunha uma das contradições da pátria de Artigas : enquanto na eleição é usado aquele tradicional título de eleitor quadrado de 15 cm com foto, que nem era no Brasil, geralmente colado com fita durex e até esparadrapo, as vacas uruguaias são registradas eletronicamente, e tudo se sabe sobre elas.

Talvez porque sejam 12 milhões de cabeças, quatro, aproximadamente por pessoa. “Ema, ema, ema, cada um com seus poblema”.