O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

22 de out. de 2009

DIÁRIO DE BORDO

O Sanatório no Uruguai
Moisés Pereira

Em julho de 2008 em Buenos Aires, assistimos, eu e a Narinha, a uma entrevista do ex-guerrilheiro tupamaro, José Mujica, quando fiquei impressionado pela sua retórica irreverente e bem humorada analisando os problemas da Argentina e principalmente do Uruguai, ainda na época em que pleiteava ser candidato a presidente.


Mujica tem 74 anos, é senador, ex-ministro da Agricultura, militante histórico da esquerda uruguaia. No dia seguinte, a bordo do buquebus na travessia de Buenos Aires para Montevidéu eis que encontro Mujica que em plena campanha, vendia seu peixe, ou melhor seu gado, aos passageiros presentes.

Lembro que na roda em que estávamos, afirmava que o Uruguai sempre viveu dependente da produção primária, especialmente o gado, fazendo a imagem de que os orientais continuavam gigolôs das vacas como no século passado.

Foi quando fizemos a foto deste post. Eis que José Mujica é um dos favoritos na eleição a presidente do Uruguai em pleito que acontecerá no próximo domingo. Segundo o enviado especial da Zero Hora de Porto Alegre a Montevidéu, José Mujica se apresenta à imagem e semelhança de Lula defendendo um governo moderado de esquerda; ele trocou as roupas desleixadas por ternos bem cortados e até gravata que antes se recusava a usar.

Já é o meu candidato nestas eleições, até para valorizar a foto. Penso que para garantir a vitória, falta apenas o nosso editor Sérgio Siqueira fazer um post com a sua posição sempre talentosa, que, espero, seja contrária e teremos ao final de domingo as bandeiras tricolores (azul, branca e vermelha) da Frente Ampla tremulando na Avenida 18 de julho, nas cercanias de Montevidéu e em todos os recantos do Uruguai até o Chuy, onde temos raízes.

Concorrem com José Mujica o ex-presidente Luiz Alberto Lacalle, nacionalista do Partido Blanco, e Pedro Bordaberry, filho do ex-ditador Juan Bordaberry do partido colorado.

RODAPÉ - Não só postarei como apostarei que Mujica será o melhor para tudo que o Uruguai não precisa. Na penúria em que se encontra aquele querido país, vizinho e amigo, até mesmo alguém que se apresenta à imagem e semelhança de Lula do Brasil da Silva, pode ser uma real ameaça de que pode causar algum bem ao Uruguai. O povo, logo vai saber o que um governo similar, para não dizer genérico, ao brasileiro, pode fazer com a democracia. O Uruguai, pelo bem que tanto lhe quero, não merece virar uma República da Esperteza, inda mais sob a sombra de um esquife. Ou esse Mujica não é o Zé do Caixão?!?

PS: Meu preclaro Moisés, se uruguaio fosse, eu votaria num candidato que reconhecesse que o Uruguai é Punta del Este e sua capital é o Conrad.