O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

22 de out. de 2009

REPÚBLICA DOS CALAMARES

UM DEDINHO DE NADA - Analistas oposicionistas já vislumbram de tudo um pouco e algo mais na campanha pela sucessão de Lula do Brasil da Silva em 2010. Garantem que estudos em adiantado estado de putrefação levam à possibilidade do candidato à cadeira onde Lula não pára com os fundilhos hoje no Palácio, sacrificar um dedinho de nada da mão esquerda a bem do serviço público. Desde que o candidato seja destro - que ninguém é de ferro.

BENGALADA - Que totó levou o porco nesta quarta-feira no Parque Antártica. Levou 2x0 do Santo André, um time cuja dupla de meio de campo, Marcelinho e Fernando, somam 80 anos de idade. Nem foi totó, foi uma bengalada.

O QUE FAZEM - E, então, estamos todos de acordo: o regime político no Brasil é democrático. O trágico é o que o governo vem fazendo com a democracia.

EM NOME DE DEUS - O governo Lula do Brasil da Silva e as bandas podres dos Poderes constituídos fazem com a democracia, o que os bispos e pastores de igrejas de ocasião - dessas que proliferam por velhos cinemas e salões de baile falidos - com o nome e em nome de Jesus Cristo.

CASSAÇÃO OLÍMPICA -As fotos e os flagrantes da guerra no Rio de Janeiro que os heróis das Olimpíadas conseguem esconder por aqui, a imprensa do mundo inteiro publica. Depois do The New York Times, ontem foi a vez da revista francesa L'Express que editou uma seleção de imagens da tragédia cotidiana dos cariocas. Não se assustem que as estrelas do COB e o pai dos Jogos já estão tremendo. Não demora nada, o Comitê Olímpico Internacional, revoga a decisão que elegeu o Rio para sede da Olimpíada em 2016. Tem é que não falta para isso.

RISCO MAIOR - A conflagração é tamanha no Rio de Janeiro que Genro - o Tarso de Lula na Justiça, comentarista oficial de tudo que já tenha acointecido e Nelson Jobim das Selvas já deveriam ter pensado em transferir a Tropa de Paz lá do Haiti para Copacabana. A idéia não é boa: aqui os nossos soldados correriam um risco muito maior.


MENOS R$ 30 MI - A oposição impediu nesta quarta-feira que a Comissão de Tributação e Finanças da Câmara passasse dos cofres públicos R$ 30 milhões para o saco sem fundo da UNE - União(?) Nacional de Estudantes. A desculpa para o projeto do governo Da Silva era a "compensação pela destruição da sede da entidade no Rio, em abril de 1964". E asim é que lá se foram por águas do São Francisco abaixo, milhões e milhões de carteirinhas y otras cositas más.

O CAMINHO DE CABRAL - A ideologia do PMDB não perdoa, mata. Já acabou com as pretensões de Lindberg Farias - o ex-presidente da UNE que virou prefeito na Baixada Fluminense que queria governar o Rio. Lula do Brasil teve que ceder às primeiras ordens da cúpula dos novos companheiros da próxima eleição: caminho livre para a reeleição de Sérgio, o Cabral que descobriu por acaso o Rio Olímpico.

BOA DESCULPA - No fundo, no fundo, era o que Lula do Brasil mais queria. Só precisava de um boa desculpa para dizer ao Lindberg que "sabe, companheiro, eu não posso fazer nada". E o seu amigo do peito, penhorado, agradece. Bota penhor nisso. Essa enjambração toda, porém, acontece no país do pré. Pré-Sal, pré-candidato, pré-acordo, pré-frio.

ENGASGADOS - Jarbas Vasconcelos, Orestes Quércia, Pedro Simon e outros peemedebistas das primeiras horas, tantas que já chegaram à melhoridade, não engolem o tal pré-acordo elucubrado por Michel Temer e Berzoini, o pai dos velhinhos da Previdência. Garantem que as bases do partido não concordam. Sonham com um candidato próprio à Presidência da República. Por enquanto estão acordados. Podem pegar no sono.

VAIDADE DAS VAIDADES - Se o Congresso promovesse a Expo-Fogueira das Vaidades, Michel Temer seria o presidente da pirotecnia. Sua vaidade sacrifica o PMDB em nome da vaga de vice para ele mesmo na chapa de Dilma Roucheffe - a que já não cuida mais dos afazeres da Casa Civil.

A TÁTICA - Deu a louca em Yeda Crusius, credo! Diz que vai ser candidata à reeleição. É nisso que dá um mau exemplo. Como ela vê que, quanto mais erra, mais Lula ganha eleitores, acha quem com ela se dará o mesmo. É capaz de dizer que, em nome dessa crença, vem provocando escândalo em cima de escândalo. Uma tática que se dá certo em Brasília, tem tudo para ter sucesso em Porto Alegre.

COM O DIABO NO CORPO - Lula estava com o diabo no corpo quando, depois de dois anos, deu entrevista ao jornal Folha de S. Paulo: "No Brasil, Jesus teria que se aliar a Judas".

Rouquejou assim, como quem está acostumado a usar o Seu santo nome em vão. Mas revelou-se. é assim mesmo que pensa e faz, para depois dizer que não fez nada, não sabe de nada, não disse nada.

Regorgou também que "a transferência de voto não é como passe de mágica". E negando que ´já antecipou a campanha eleitoral de 2010, confirmou que se empenhará em transferir o seu prestígio e o do governo para Dilma Roucheffe, sua candidata.

Iludido, Lula do Brasil garante que a eleição de Roucheffe não significa um terceiro mandato dele: "a Dilma no governo tem de criar a cara dela. Rei morto, rei posto." Pois é aí que ele vai dar com os burros n'água. Sua volta em 2014 - na verdade em 1° de janeiro de 20145 - vai ser adiada pela impostura da Mãe do PAC que aquelas alturas já será Rainha do Brasil Roucheffe, para todo o sempre, amém.

Aí, só para dar os trâmites por findos e na expectativa de uma outra entrevista que amanhã é outro dia, grasnou que apoiou Zé Sarney na presidência do Senado por "segurança institucional", pois a oposição ia "fazer um inferno neste país". Demonizou e foi à luta. Luta, bem entendido, é coisa tipo assim uma viagenzinha à velha São Francisco. Esse rio daqui, não; aquele condado lá na Califórnia que tem aquele jeitinho assim que traz de nascença desde que o mundo é mundo. Mas Lula do Brasil da Silva pode mudar.