O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de out. de 2009

O UMBIGO DA DEMOCRACIA

A cabeça de Lula - o Profano, tem fronteiras para o que consegue entender por democracia. Ela não é um caminho para as andanças de um povo, de uma nação. Democracia para Lula do Brasil Da Silva é "um troço bom" mas, como tudo, tem limites.

Democracia para Lula é uma coisa, um troço, um negócio bom, desde que sirva de escadaria para seus périplos eleitorais - atalho obrigatório para o domínio, para a manutenção do poder, muito mais até do que o governo em suas mãos - um pouco acima do próprio umbigo.

Democracia tem sido mesmo "um bom negócio" para a Era Lulática que veio logo depois do Período FHC que também comeu e se lambuzou dessa democracia que garante a República da Esperteza. Tem sido um troço tão bom que eles podem fazer o que têm feito com ela e ninguém vê nada, ninguém diz nada, ninguém faz nada. Essas coisas pegam.

Foto: R. Stuckert/PR

A democracia do Brasil Da Silva é bem do jeitinho brasileiro. Gosta quando gostam do que seus donos dizem que fazem ou prometem fazer. Perde o prumo e ganha ranço de ditadura quando, por exemplo, os mecanismos oficiais de monitoramento, controle e fiscalização começam a funcionar mais do que são capazes de funcionar os despreparados donos dos cargos que ganharam de mão-beijada.

Toda vez que a democracia vence as barreiras da fronteira estabelecida pela mente insana in corpore sano de quem se adonou do conceito de governo & poder, um medo olímpico invade o coração de atleta que salta de tudo que é lado e desperta o espírito do vencedor que não admite derrota, nem perdoa competidores, a não ser quando se dão por vencidos.

A estreiteza com que Lula Do Brasil Da Silva exercita a sua democracia, afunila também os instrumentos de fiscalização de seus atos e suas circunstâncias. É assim com o PAC e com o jornalismo sem patrão - porque com os donos da mídia ele se entende. Lula quer porque quer transformar esses instrumentos em mais um de seus aparelhos. E para isso, sua cabeça não tem fronteiras. Enquanto ele não mandar no TCU e nos jornais, até que nenhum deles lhe provoque azia, Lula não descansa. Essa é a grande limitação que sua cabeça não conseguiu perceber ainda.

Pena que isso venha fazendo Lula do Brasil Da Silva misturar sua vida pública com a privada. Mesmo no bom sentido, o goverbno Lula nesses casos perde o rumo. Acha que não deve prestar contas a ninguém; nem ao seu próprio poder e menos ainda ao Judiciário, ao Legislativo, aos organismos de defesa da população, aos meios de comunicação e até aos que ainda tem estômago para entrevistá-lo.

Ele quer agora um organismo técnico, com força independente para julgar os atos e as obras do governo". Bola, não é isso mesmo que o TCU está demonstrando ser? Não é isso que a imprensa faz quando fiscaliza, investiga e noticia o que andam fazendo com a democracia nesse país?!?

O que é então que Lula do Brasil Da Silva quer? Está na cara: ser o único democrata do Brasil; das Américas; da Terra; do céu... E que o Supremo não se meta que ele chama o Judas para conversar. Ou um Zé Múcio, no TCU; um Toffoli, lá no STF...