O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

18 de out. de 2009

BOLA GENÉRICA

Viva as Sereias da Vila
Moisés Pereira
De Porto Alegre

É difícil não falar do novo campeão do mundo de Fórmula Um. Jenson Button que chegou ontem no Circuíto é o merecido campeão, enquanto o nosso Rubinho, quase se aposentando, continua previsível.

Fez a pole, renovou esperanças, corria em casa e repetiu-se mais uma vez. Desta vez foi um pneu furado, um acidente aleatório, e a história é a mesma, 8ºlugar, vai disputar o vice-campeonato.

Tem pilotos que são predestinados, tem os determinados, os ousados , os qualificados e osmarcados. É o caso de Rubens Barrichello que já tentou ter todas estas características, mas que infelizmente sua marca é a decepção decorrente também de suas limitações e outras circunstâncias.

Muito bom, pelo menos para os humoristas de nossa mídia que, enquantoRubinho tenta eles arrebentam de tanta piada pronta sendo gerada.

Um momento bonito do fim de semana foi o título da Copa Libertadoresde futebol feminino conquistado pelo Santos na Vila Belmiro. Ninguém se engane essa Copa só tem o nome da tradicional Libertadores, não tem tradição nem charme.

Reuniu equipes convidades da América, provavelmente as melhores, e o Santos venceu sem contestações de início ao fim com resultados elásticos e empolgantes. O time de Marta, a goleadora Cristiane, Maurine etc. - as Sereias da Vila, como são chamadas, abstraídos os aspectos promocionais compõe um conjunto excelente com um futebol de uma estética encantadora e uma objetividade impressionante.

Foi emocionante o depoimento de Marta que, ainda jovem, parece ser predestinada às grandes glórias. No exterior brilhou intensamente e também na Seleção, representando hoje um símbolo do futebol feminino que joga tão bem, valoriza e apela pela sua sobrevivencia.

Penso que o futebol feminino é um espaço com muito pontencial no contexto brasileiro. O Santos de forma pioneira formou uma grande equipe e já festeja dividendos.

No momento em que os grandes clubes derivarem para esta modalidade nos grandes centros com certeza poderemos ter mais uma grande possibilidade de eventos importantes despertando os interesses da torcida e alavancando investimentos positivos para todos.

E chegamos na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro que à medida que passa menos define o desfecho e, consequentemente aumenta a expectativa para as rodadas finais.

Envolvido nas festas de Santa Catarina, Octoberfest em Blumenau e Marejada em Itajaí, não tive oportuinidade de acompanhar os jogos do fim de semana. Isso, no entanto, não me impede dizer que o Palmeiras tá vacilando e a grande vantagem caiu. Idem o São Paulo e o Inter.

Subiu o Galo mineiro, pouco confiável e o Flamengo que vem numa crescente significativa. Imagino que os dirigentes do Mengão já estejam contratanto a festa do título como ocorreu em outras oportunidades.

Não acredito que o Flamengo possa ser campeão, mas é canditíssimo ao G4, e, com certeza teremos muito oba-oba nas rodas cariocas nos próximos dias. E o Grêmio se ganhar o Grenal no próximo domingo já tem bastante pra comemorar.