O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de dez. de 2012


Ultraje a rigor

Como sempre faz quando está na França, Lula chutou o pau da barraca contra a imprensa que lhe causa azia. Disse há pouco mais de uma semana, em Paris, que "quando político é denunciado, a cara dele sai noite e dia nos jornais". 

E na condição de irmão mais velho daquele que também atende pelo codinome de Deus, baixou o nível e perguntou com a cara de quem não se importa de ser considerado o presidente mais pateta da História do Brasil: "Vocês já viram banqueiros nos jornais? São eles que pagam as publicidades da mídia". 

E disse isto assim, como se não houvesse banqueiros nos caminhos de suas eleições, das eleições dos seus companheiros mais corruptos e safardanas, nos rumos do Mensalão, na Operação Porto Seguro, nos negócios de seu vocacionado herdeiro negocial, Lulinha - o Gênio Virtual do Brasil; como se não houvesse banqueiros nos mais de mil escândalos que colecionou nesses últimos 10 anos, oito dos quais de governos tocados por ele mesmo.

Lula foi bandalho e ultrajante com a simplicidade que a sua natureza permite e extrapola. Para ele, os anunciantes são os pauteiros da mídia e proprietários de suas opiniões. 

Esse jeito Lula de ser cretino só atinge, é claro, os jornalistas que não comem pela sua mão e nem comem e se lambuzam pelos nichos de comunicação pagos por ele, pelo PT e suas siglas terceirizadas. 

Desta feita, porém, a canalha tentativa de desqualificar aos que não dizem, não escrevem e não pensam como ele gosta de mandar que escrevam, digam ou pensem, causou raiva até em quem já foi pago por Lula para trabalhar pelo maior personagem da História do Brasil na visão de Lula: o próprio Lula. 

Eugênio Bucci, professor da USP e presidente da Radiobrás no tempo em que Lula era o proprietário oficial do País, ficou irado e contestou com veemência: "Lula ofendeu os jornalistas ao apontar influência dos anunciantes no conteúdo editorial dos veículos de comunicação". 

E Bucci ainda disse arrematando que "a imprensa é refém apenas da verdade". O desabafo de Bucci está nas páginas da revista Época desta semana. Se puder leia, vale a pena.

Mas Bucci, coitado, choveu no molhado. Nem se deu conta de que Lula está mudando de assunto. Ele não quer é falar sobre os enredos em que anda atolado até os gargalos. Do Mensalão ao Porto Seguro; das teias do Cachoeira às cascatas do Rosegate. Afora o que Gurgel e Joaquim Barbosa ainda não começaram a apurar.

Falar nesse ultraje de Lula é besteira. Lula ultraja todo mundo. Inclusive os que votam nele quando é candidato a qualquer coisa e até a presidente da República. Lula não respeita ninguém. 

Chutar os fundilhos dos outros, como chutou Marta Suplicy, é respeitar alguém? Aliar-se com Paulo Maluf, é respeitar a quem? Abandonar os companheiros mensaleiros pelo meio do caminho, é respeito que se apresente? Dizer que leva punhalada nas costas, sem dizer quem o traiu - de Dirceu a Rosemary - é respeito ou patetice?

Lula não respeita sequer a lei que vive enchendo de dribles e de esquivas com enorme jogo de cintura. Cadê aquele crucifixo que Itamar Franco deixou no gabinete da Presidência, no Palácio do Planalto? Cadê?!? Cadê o que estava dentro dos 11 caminhões de mudança que saíram de Brasília para São Bernardo, quando Dilma entrou no seu lugar?

Cadê o punhal dos traiçoeiros companheiros? Cadê a dignidade que o impediria de andar tão mal acompanhado o tempo todo. 

Cadê Rose, onde foi parar Rose, a primeira-dama do governo Série-B estabelecido por ele em São Paulo? Deve ter fugido com o punhal. Mas Rose se mandou porque, conhecendo como conhece o seu interlocutor predileto de telefonemas grampeados, sabia que ele puxaria a sua escada e a deixaria agarrada no pincel. 

Ainda bem, para ela, que foi a escada e não o paraquedas num daqueles voos de carona que tantos desfrutaram longe dos olhos da imprensa que dá azia. Com Lula, qualquer pincel é brocha: qualquer paraquedas pode não abrir. Rose sabe disso e como não é pateta, tomou Doril. 

Bolas, Lula só se dá bem com quem não presta, ou será que seus pendores metalúrgicos foi que o levaram a criar uma poderosa máquina fabricante de malfeitores geradores de escândalos? 

A verdade, no entanto, é que Lula já não consegue separar-se dos escândalos nem dos escandalosos, sejam eles de todos os sexos ativos e passivos, ou nem tanto ao mar nem tanto à terra que andam por aí. Por aí e sempre a sua volta. 

Então, não há nenhuma surpresa nem qualquer novidade ao dizer-se que Lula ultrajou jornalistas... Lula ultraja a tudo e a todos, em tudo e por tudo, a todos o tempo todo. Ou será que sair agora em tudo que é foto com dona Marisa Letícia é espírito de Natal e não de porco? 

Lula se acha acima do bem e do mal. E não tem cura, porque seu mal é andar sempre em péssimas companhias. Até quando está só, Lula anda mal acompanhado.