O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de dez. de 2012

O APAGAR DAS LUZES
Nunca antes na história desse país se levou tão a sério em um fim de ano o refrão "ao apagar das luzes". Apagão é o que não falta. Só no governo Dilma foram 64 pelo Brasil afora e a dentro.

ALTO NÍVEL
Neste fim de ano o bafômetro é tanto nas estradas que levam às praias que o volume de saliva já supera o nível do mar. E atenção governantes. Se beberem não dirijam. E sóbrios, também não!

MEGA-SENA
Se acertar na Mega-Sena da Virada, já sei o que você deve fazer: votar no Lula na próxima eleição para qualquer coisa, de presidente da República a governador de São Paulo ou síndico do Condomínio Dilma Vana. Aí é só esperar o Brasil afundar de vez que você já pode se mudar para qualquer outro país como uma democracia de verdade. Ah, sim... Não esqueça de levar os seus 11 caminhões de mudança.

IEMANJÁ
É tanto riquefafe e tamanha a cobertura das rezas e danças para Iemanjá nessas festas de fins de ano que até agora a pobre santa não entende porque nos outros 364 dias do ano só uns fiéis lá que outros se lembram dela.

MADURO
Nicolás Maduro proclamado presidente substituto de Hugo Chávez, caso "algo aconteça" com o dono da Venezuela, viajou para Cuba, onde seu patrão luta melhor contra um câncer do que nos hospitais que oferece ao povo do país que dirige. Maduro cansou de receber ordens pelo telefone. Ah sim, Chávez passa bem, mas nem tanto que possa garantir hoje que irá à própria posse em 10 de janeiro.

PITONISA INGÊNUA
E então Silvio Berlusconi vai pagar, por força da lei italiana, uma pensão de 100 milhões de Euros a Verõnica Laro, sua segunda ex-mulher, com quem foi casado por três longos anos de bunga-bunga. Ela - imagine só! - descobriu que ele mantinha relações com outras mulheres. Umas vagabungas, certamente. Verônica deve receber também, neste fim de ano, o troféu "Pitonisa Ingênua". Só ela na Itália e no mundo inteiro seria capaz de imaginar Berlusconi como um marido fiel. Em todo caso, a indenização é pra lá de merecida: Verônica passou três anos beijando a dentadura de Berlusconi.

AGENDA DO PT
Dilma Vana, sem noção: "Em 10 anos o PT mudou a agenda do País". E mudou mesmo: agora seus endereços saltaram dos cadernos de política para as páginas de polícia. Quem procura acha.

PACTO SEM IMPACTO
Esta madrugada foi muito mais pacata em São Paulo: só dois mortos e nove feridos. Nunca antes na história desse país um convênio operacional para combate ao crime organizado das ruas deu tão certo quanto o pacto de inteligência entre o Ministério da Justiça e o governo de São Paulo. Zé Eduardo Cardozo e Geraldo Alckmin jamais gozaram de tanta segurança quanto agora.

CORRIDA PRA TRÁS
Este ano a São Silvestre chega ao apogeu de sua queda vertiginosa. Não atraiu nenhum astro mundial da maratona, a mais nobre e antiga modalidade esportiva do mundo. Parece que corre pra trás. Só tem cabeça-de-bagre. A prova deste ano só consegue destacar  os quenianos Edwin Kipsang Rotich e Stanley Koeck. O primeiro exibe como grande coisa o segundo lugar na meia-maratona do Paraguai; já o outro é louvado como o vencedor dos 25km de Aracaju. A São Silvestre, altamente rentável, já não oferece melhora de cachês há mais de uma década. As vagas para os 25 mil corredores anônimos se esgotaram em novembro. Cada um pagou R$ 120 para correr. A TV Globo transmite a prova. Eu não tenho mais o que fazer. Muito menos ficar diante da TV.