O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de dez. de 2012

MORDAÇA OFICIAL
Além de tudo que já se sabe pelo aborto da Operação Porto Seguro - namoriscos luláticos, compra e venda de pareceres, tráfico de influência, governo paralelo, roubalheira descarada, gandaia nos terminais portuários e coisas que até o Pai do Cara duvida - a coisa está pegando agora nas barganhas envolvendo o governo e empresas privadas, uma espécie de nova edição do esquema Cachoeira com a Delta e outras boas casas do ramo. Como na morta e sepultada CPI do Cachoeira, o governo acaba de determinar que o silêncio vale ouro. A ordem agora é bico calado. Nenhum líder abre a boca ou dá um pio sequer sobre o Rosegate. A ideia é enterrar o assunto. Pode ser que as festas de fim de ano abafem o escândalo. O muro do silêncio é para evitar a criação da CPI Porto Seguro. Não faz mal nenhum que todo mundo saiba que quem cala consente.

TUDO, MENOS CPI
O que de melhor poderia acontecer para o Brasil neste escândalo Rosegate - com Lula enfiado até o pescoço nos lençóis de suspeitas e com o governo oficial e o paralelo enrolado na Operação Porto Seguro - é não perder tempo com mais uma CPI de Pizza Mista. Isso não é coisa para papo furado. É caso de Polícia. O chato é ter que esperar tanto tempo para essa pandilha ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal. Mas daqui a uns sete anos, mais ou menos, as cadeias serão escassas para abrigar tantos malfeitores da máquina pública.

OUTRO PAU
Só uma coisinha: se Carlinhos Cachoeira está preso, por que Rosemary Nódoa de Noronha continua livre, leve e solta? O pau que dá em Chico e não é o mesmo bate em Francisco. O pau que dá em Rose é outro.

VOCÊ E ELES
Para seu bem, preste atenção em quem está defendendo os mensaleiros condenados e os mais novos larápios conhecidos da Operação Porto Seguro. Se você for visto com eles ou fazendo sua defesa, você será um deles.

FEELINGS
Lula e Dilma se encontraram em Paris. Almoçaram e não falaram com a imprensa. Agora a coisa vai que vai. Dona Marisa Letícia não nutre por Dilma Vana os mesmos sentimentos que dispensa a Rosemary, primeira-dama do governo paralelo. Ela sabe que os dois são apenas bons amigos. E que há, entre o céu e a terra da França, negócios de caça que a vã filosfia bem pode imaginar. Ah sim, Lula e Dilma não falaram em Operação Rosegate; trataram só de apreciar o cardápio. Eles adoram a cozinha francesa.

CASO PARA A MÁFIA
Em depoimento prestado à procuradoria-geral da República, Marcos Valério - o Bode Expiatório do esquema Mensalão afirmou que os recursos movimentados por ele bancaram despesas pessoais de Lula quando era ainda presidente oficial do Brasil e também já era o chefe da chefe do escritório da Presidência, em São Paulo; ele confessou que o PT pagou R$ 4 milhões das suas despesas com advogados e relatou uma ameaça feita por Paulo Okamotto. "Tem gente no PT que acha que a gente deveria matar você". Pronto! Agora até a máfia japonesa está entrando no partido.

NA GANDAIA
Marco Maia nos estertores de seu mandato como presidente da Câmara: "Não estamos vivendo numa ditadura". Claro que não. Isso aqui ô, ô é a maior gandaia. Dança homem com homem, mulher com mulher; parlamentar malfeitor convive tranquilamente com os deputados e senadores que ainda têm transito livre e nem foram condenados ainda pela Justiça. Deixa assim que tá bom e depois do 13° desta semana, vem poor aí o 14° e o 15° que congressista honesto também não é de ferro.

CEGO EM TIROTEIO
O terror em São Paulo está fazendo os morros cariocas parecerem monta-russa de parquinho infantil. Cada madrugada é um inferno: desta segunda para terça-feira, um suspeito entrou vivo e saiu mortinho da silva, com quatro tiros de balas certeiras saídas de uma viatura da PM; pouco antes, um soldado da corporação paulistana ateou fogo em um jovem com tatuagem "mata polícia"; para variar, mais um ônibus foi queimado nesta madrugada da segunda-feira. Falta um só para atingir a marca do 50° coletivo incendiado no ano... Quer dizer Geraldo Alckmin, está mais perdido que cego em tiroteio. A pomposa troca de secretário de Segurança só fez efeito colateral.

EM NOME DA PAZ
Enquanto isso no Rio, o governo acha que está certo e continua invadindo, prendendo e arrebentando em nome do esquema de guerra das UPPs - Unidades Policiais de Pacificação. Uma tropa que usa camburões blindados, tanques de guerra urbana, metyralhadoras, fuzís, pistolas de grosso calibre. Tudo em nome da paz.

TODOS IGUAIS
Entrementes, no STF... Está empatado o placar sobre a perda de mandato dos deputados malfeitores. O voto de minerva ficou para o decano Celso de Mello nesta quarta-feira. O ministro já deu sinais de que vai acompanhar o relator Joaquim Barbosa. O presidente da Câmara, em nome da independência dos Poderes, finge defender a última palavra a respeito do assunto como sinal de soberania do Parlamento. Bobagem, a manobra é apenas em nome da velha amizade. Ali não há diferença. São todos cidadãos acima de qualquer suspeita. Todos gatos pardos do mesmo saco.