O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de dez. de 2012

O Clube do Mel
 
Leia a revista Época desta semana. Ela conta como é que Rose, a telefonista predileta de Lula, primeira-dama do governo paralelo instalado no escritório da Presidência da República em São Paulo, planejava "melar" o julgamento dos mensaleiros.

Se for mentira o que está ali descrito, então  o governo e seus clones mais atingidos podem processar a revista e seus jornalistas por injúria, calúnia e difamação. Se não tomar nenhuma providência, então tá valendo. Se processarem e eles forem absolvidos, também tá valendo.

Para botar repórter mentiroso na cadeia não precisa nenhum marco regulatório de comunicação coisa nenhuma. Qualquer malfeitor infiltrado no sei da mídia, está sob o intocável império da lei e da ordem inscrito na Constituição.

Em todo caso, é bom bater um papo assim gostoso com alguém. Eis um trailler do filme que você ainda não viu, mas sabe que está em cartaz há mais de dez anos:

A revista Época estampa o relatório da Polícia Federal que transcreve conversas telefônicas entre integrantes da quadrilha, como Rosemary Nódoa de Noronha, a Rose, unha e carne com Lula, e os irmão Paulo e Rubens Vieira, ex-diretores - pela ordem - das agências reguladoras ANA (águas) e Anac (Aviação Civil).

Nos grampos feitos com autorização judicial, aparecem nada menos de 18 autoridades, blindadas com foro privilegiado. Figuram no florão da América ministros do Supremo Tribunal Federal - Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli -, e também o ministro-chefão da Advocacia Geral da União, Luiz Inácio Adams, o presidentão do Senado, Zé Sarney, e o aliadíssimo deputado Valdemar Costa Neto.

A reportagem, dentre outros fatos graves, relata articulações para tumultuar o julgamento ou para direcionar os votos dos ministros, inclusive um jantar que reuniu Sarney e seu ex-ministro da Justiça Saulo Ramos na casa do ex-senador Gilberto Miranda.

Nesse encontro, Saulo Ramos basofiou que conseguiria protelar o julgamento do mensalão por três anos, desde que fosse contratado para defender Valdemar Costa Neto. Quer dizer, um bom honorário lava alma e distribuiu até comissões de agenciamento por serviços advocatícios especiais. Mais lemha na fogueira para quem cria marimbondos de fogo.

Está na Época: Paulo Vieira trocou 38 telefonemas com Costa Neto e com Rose tentando salvar a carcaça do deputado e também do ex-de-tudo-um-pouco Zé Dirceu no julgamento do mensalão. Vieira orienta inclusive inclusive Costa Neto a procurar o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), amigo pessoal de Lula e - surpresa! - do ministro Lewandowski.

No papo gostoso, Zé Dirceu é tratado por "JD" e Lula é sempre chamado por Rose de "Deus". Nada mais incriminatório. Valdemar não tem do que se queixar de azar: afinal, sua pena foi amolecida por influência do revisor Lewandowski, cujo voto foi seguido pela maioria dos ministros do STF.

Como efeito colateral, o finório deputado pegou pena inferior a oito anos, o que lhe dá direito ao regime semiaberto. Vai andar à solta por aí durante o dia. Por bom tempo, como integrante do Clube do Mel, esse melador só vai dormir na cadeia. Mas é bom levar toalhinha e sabonete. É que mel não faz o mesmo efeito de dois dedos com manteiga.

Outro "Garganta Profunda"
 
A notícia boa é que Paulo Vieira é o mais recente "garganta-profunda" da República dos Calamares. Vai detonar a máfia e seus carteis para escapar da cadeia. O golpe é o mesmo de sempre: dá com a língua nos dentes como se fosse para diminuir o tempo de cadeia, mas no fundo no fundo, está é requerendo o Serviço de Proteção às Testemunhas. Ganha com isso, um lugar incerto, não sabido e seguro, longe de qualquer presídio, até o fim da vida. Ainda assim, é preferível um bandidinho desses protegido, do que esses bandos de malfeitores à solta por aí e dentro da máquina pública, roubando com plena liberdade o Brasil inteiro.

Penumonia Oportun(ist)a
 
O ministro decano do STF, Celso de Mello já está em casa. Teve alta do hospital em Brasília onde tratou de uma oportuna pneumonia mental. Vai decidir se não decide nada este ano sobre a cassação de mandatos dos deputados corruptos, lavadores de dinheiro, quadrilheiros e mensaleiros contumazes que ele próprio ajudoiu a condenar à prisão.

 O Maquinista
 
Luis Adams o agora equilibrista chefão da Advocacia-Geral da União, com um pé no trilho desde a Operação Porto Seguro, que abalroou seu braço-direito Zé Weber Holanda, acelerou a transposição de servidores para os quadros da AGU. Fez de seus caroneiros advogados da União e assistentes jurídicos, mesmo sem terem feito concurso público, como dita a lei. O trem da alegria provoca revolta nas bancadas de carreira da Advocacia-Geral da União. O trem-bala do maquinista da grande Família Adams está descarrilando.

Lula com um pé no STF

Lula, o Deus de Rose, pode ser julgado pelo STF sim senhor. Basta que o Ministério Público acate as denúncias do seu envolvimento no esquema do Mensalão. As denúncias, segundo especialistas, mostram fortes e indesmentíveis indícios de cumplicidade e até de profundo domínio do fato, de todos os fatos. E tem um pequeno detalhe: o procurador Roberto Gurgel pode responder por prevaricação e sofrer ação no Conselho do Ministério Público, caso arquive um processo, qualquer processo com indício de crime. Não se tem notícia do que pode acontecer em caso de surgir um convite alhures para "bater um papo e sorver um bom vinho".

São Jorge, campeão!

Pronto! São Jorge é campeão do mundo! Já ganhou a taça Toyota. São Jorge é o santo da devoção do Corinthians e o protetor oficial da Inglaterra. A final no Japão perdeu a graça.

Dilma vai bem,
Saúde, Educação e Segurança vão mal.
 
Enquanto Dilma Vana comemora 74% de popularidade pessoal e 62% de aprovação ao seu governo, a mesma pesquisa CNI/Ibope revela que a saúde, a segurança pública e a educação vão mal das pernas.  Nada menos de 74 % dos entrevistados reclamam das políticas de saúde; 68% tremem de medo diante da insegurança pública e 56% estão descontentes com uma das áreas que menos entendem, a educação. Se medissem a corrupção, o Brasil estaria 100%.