O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

18 de set. de 2015

LULA NÃO SABE DE NADA, MAS
MERCADANTE FICA NA CASA CIVIL

Dilma Vana estava desesperada até ontem, porque há três dias tentava falar com Lula e... Nada, néris de pitibiribas, o Brahma, camelô do Clube dos Empreiteiros não dava nem bola para ela. Ontem, ela finalmente se acalmou. Reuniu-se com ele à noite, lá no Alvorada, para saber quem deveria ocupar o lugar de Mercadante na Casa Civil.

Ela queria Kátia Abreu. Para Lula, seria como trocar seis por meia dúzia, ou Brahma por Malzebier. O que Lula sente por Mercadante é quase o mesmo que sente pela ministra da Agricultura - você ainda se lembra que Kátia é de lá?...


Mas a coisa, meio que se enfarruscou. Tanto é que nesta sexta-feira, depois de mil anos de governo petista, Lula se encontrou com Mercadante. Decerto para dizer a Mercadante o que Mercadante deve fazer da vida de Mercadante. Como resultado, Mercadante é hoje o mordomo da Casa Civil da Dilma. Berzoíni vai tratar das relações institucionais da Presidência. E la nave va.

Tudo que nesse governo aconteça ou deixe de acontecer, passa pelo crivo de Lula, aquele que assina com o polegar por extenso. Lula - disso você está lembrado - sabe de tudo e mete a mão em tudo que tenha a ver com o governo e suas circunstâncias.

Lula - disso você também está lembrado - é presidente de honra e muito bem remunerado do Partido dos Trabalhadores. E o governo é do partido que, com muita honra, muito orgulho e muito amor ele preside, pois é brasileiro e não desiste nunca.

Lula é o Cara que, seja lá qual for o codinome que esteja usando - Lula, Barba ou Brahma - sabe de tudo do PT e desses 12, quase 13 anos de poder e de governo.

Lula, o rico empresário Brahma dos empreiteiros e do Instituto que lhe rouba o nome, ou ainda o antigo confidente do delegado Tuma, por um mês lá no Dops paulista, só não sabe é quem, quando, como, onde e por que roubaram tanto no Mensalão.

Não sabe nem quer saber quem quando, como, onde e por que  traficaram tantos interesses na Operação Porto Seguro, aquela da voluntariosa Rosemary Noronha; nem quem, quando, como, onde e por que arrombaram os cofres da Petrobras e buliram tanto com os financiamentos do BNDES.

Lula é o azougue da República, mas às vezes ele é o pateta desse enorme parque de diversões chamado Brasil da Silva. Lula, uma vez cansado de tão poucos apelidos - você não deve nem estar lembrado disso - deu a si mesmo um epíteto escrachado como ele só: chamou-se de Metamorfose Ambulante. Acredite, pois Lula não mente - disso, você deve estar lembrado.

Naquele momento em que adotou-se como Metamorfose Ambulante, ele foi então aquele Lula da Silva que sabe de tudo e mais um pouco. Não disse, mas deixou claro para quem vê a vida nas entrelinhas que ele é portador do que se chama transtorno dissociativo de identidade.

Lula é assim: pura controvérsia. É um caso raro de múltipla personalidade... Embora ele tenha lapsos de memória e frequentes desregulagens emocionais, o seu ego não se desintegra nunca. Nem que a vaca tussa.

Lula sabe de tudo. Só não sabe nada do Mensalão, de La Vie en Rose, do Petrolão, do BNDES. Ah, sim... Dilma Sapiens continua sendo a rainha da Inglaterra da República dos Estados Unidos do Brasil.