LULA NÃO SABE DE NADA, MAS
MERCADANTE FICA NA CASA CIVIL
Dilma Vana estava desesperada até ontem, porque há três dias tentava falar com Lula e... Nada, néris de pitibiribas, o Brahma, camelô do Clube dos Empreiteiros não dava nem bola para ela. Ontem, ela finalmente se acalmou. Reuniu-se com ele à noite, lá no Alvorada, para saber quem deveria ocupar o lugar de Mercadante na Casa Civil.
Ela queria Kátia Abreu. Para Lula, seria como trocar seis por meia dúzia, ou Brahma por Malzebier. O que Lula sente por Mercadante é quase o mesmo que sente pela ministra da Agricultura - você ainda se lembra que Kátia é de lá?...
Mas a coisa, meio que se enfarruscou. Tanto é que nesta sexta-feira, depois de mil anos de governo petista, Lula se encontrou com Mercadante. Decerto para dizer a Mercadante o que Mercadante deve fazer da vida de Mercadante. Como resultado, Mercadante é hoje o mordomo da Casa Civil da Dilma. Berzoíni vai tratar das relações institucionais da Presidência. E la nave va.
Tudo que nesse governo aconteça ou deixe de acontecer, passa pelo crivo de Lula, aquele que assina com o polegar por extenso. Lula - disso você está lembrado - sabe de tudo e mete a mão em tudo que tenha a ver com o governo e suas circunstâncias.
Lula - disso você também está lembrado - é presidente de honra e muito bem remunerado do Partido dos Trabalhadores. E o governo é do partido que, com muita honra, muito orgulho e muito amor ele preside, pois é brasileiro e não desiste nunca.
Lula é o Cara que, seja lá qual for o codinome que esteja usando - Lula, Barba ou Brahma - sabe de tudo do PT e desses 12, quase 13 anos de poder e de governo.
Lula, o rico empresário Brahma dos empreiteiros e do Instituto que lhe rouba o nome, ou ainda o antigo confidente do delegado Tuma, por um mês lá no Dops paulista, só não sabe é quem, quando, como, onde e por que roubaram tanto no Mensalão.
Não sabe nem quer saber quem quando, como, onde e por que traficaram tantos interesses na Operação Porto Seguro, aquela da voluntariosa Rosemary Noronha; nem quem, quando, como, onde e por que arrombaram os cofres da Petrobras e buliram tanto com os financiamentos do BNDES.
Lula é o azougue da República, mas às vezes ele é o pateta desse enorme parque de diversões chamado Brasil da Silva. Lula, uma vez cansado de tão poucos apelidos - você não deve nem estar lembrado disso - deu a si mesmo um epíteto escrachado como ele só: chamou-se de Metamorfose Ambulante. Acredite, pois Lula não mente - disso, você deve estar lembrado.
Naquele momento em que adotou-se como Metamorfose Ambulante, ele foi então aquele Lula da Silva que sabe de tudo e mais um pouco. Não disse, mas deixou claro para quem vê a vida nas entrelinhas que ele é portador do que se chama transtorno dissociativo de identidade.
Lula é assim: pura controvérsia. É um caso raro de múltipla personalidade... Embora ele tenha lapsos de memória e frequentes desregulagens emocionais, o seu ego não se desintegra nunca. Nem que a vaca tussa.
Lula sabe de tudo. Só não sabe nada do Mensalão, de La Vie en Rose, do Petrolão, do BNDES. Ah, sim... Dilma Sapiens continua sendo a rainha da Inglaterra da República dos Estados Unidos do Brasil.