O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de set. de 2015

EU VI O PAPA FRANCISCO
FALANDO O QUE DEVIA NA ONU
Vi que vocês gostaram de ver e ouvir o papa Francisco falando na ONU. 

E o papa Francisco falou hoje na ONU. Foi aplaudido de pé. E, no entanto, a leitura dele em inglês é tão canônica quanto os meus idiomas de aeroporto.

Eu, por exemplo, falo melhor inglês que os argentinos de Ezeiza dizendo welcome; meu espanhol, é melhor que o espanhol dos gregos das plataformas de Venizelos; meu italiano atrapalha mais os franceses do que um parisiense dando-me addio, amico mio, no aeroporto de Roissy, o velho e incrível Charles de Gaulle; modéstia à parte, meu francês dá de dez a zero no português com que os alemães nos recebem nos terminais de Frankfurt.

Mas eu vi que vocês gostaram do papa assim mesmo lá na ONU. Ele disse uma coisinha, não sei se vocês repararam, que matou a pau.

Vejam só o que ele disse assim como quem não quer nada: "Nossas leis têm nos garantido muitos direitos falsos". 

Tá, nem precisava dizer mais nada. Foi tipo assim como se ele estivesse hoje, não em Nova Iorque, mas na antessala do gabinete da Dilma Sapiens que, por acaso, lá se encontra ao invés de estar aqui em Brasília anunciando a reforma ministerial que prometeu e não cumpriu.

Foi como se o papa tivesse perguntado para a criatura do criador brasileiro: - É constitucional comprar votos? Lotear ministérios? Angariar amizades com cargos e salários? É legal e constitucional, aparelhar os poderes da República? É democrático aliciar o Congresso Nacional, deputados por deputado, senador por senador?

Pois, eu também gostei do que Francisco falou no seu inglês pior que o seu português ruim. É que um homem que tem a alma do papa Francisco não precisa ter a eloquência, nem a presença de espírito de um palestrante profissional.

É que o papa nos enche a alma de esperanças; o orador profissional, nos enche o coração de falsas ilusões, de direitos falsos, enquanto nos esvazia os bolsos.