O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de set. de 2015

LULA É O VASCO DA GAMA

E então a Polícia Federal pediu ao Supremo para ouvir Lula na Lava Jato. Eu quase desanimo diante de tantos cuidados. Por que a PF está tão cheia de dedos, assim? Quem é Luiz Inácio Lula da Silva: um cidadão comum acima de qualquer suspeita?

Que eu saiba é ainda um cidadão comum. E tomara que o seja. Apesar dos pesares. Ah, dirão as estrelas, ele é um ex-presidente!

Grande coisa. Bolas, o Fernandinho Beira-Collor é um ex-presidente. E com um algo mais acima de Lula, posto que é senador dessa República e Lula é só presidente de honra do PT - partido cujo nome ela já não ousa mais usar como usava e se lambuzava antes de ser banalizado como a facção que não roubava nem deixava roubar.

Então, o que sobra para Lula, a não ser o magnífico salário de presidente de honra do PT e dos 27 milhões de reais que ganhou em dois anos fazendo palestras, patrocinadas por empreiteiras, para ditadores de republiquetas experts em obras públicas e notórias?

Que eu saiba, nada. Nada o faz mais homem que ninguém; mais cidadão do que qualquer cidadão dessa pátria amada, idolatrada.

Sou capaz até de pensar que tais salamaleques antes de uma efetiva voz de "vem comigo que eu quero te ouvir" seja uma certa precaução diante do fato de que, para um cidadão comum, a cabeçorra do cara seja desproporcional às cabeças menores do rol do Petrolão, maior esquema de corrupção da História do Brasil. Há, no entanto, controvérsias.

Assim é que eu quase desanimo, diante desses pruridos policiais que não fazem com o suspeito Lula o que vêm fazendo com os demais suspeitos da Lava Jato: pega, prende e bota para falar o que sabe e
o que não sabe. Ou vira delator premiado, ou se cala para sempre.

Quase desanimo quando percebo que Lula, o rico empresário Brahma do Clube dos Empreiteiros, é tratado como se fosse o meu Vasco da Gama. Lula é Lula, o resto é o resto.

RODAPÉ - Há no ar um fio de esperança: assim como o Vasco da Gama, Lula da Silva pode estar se dirigindo inexoravelmente para o descenso.