BALA PERDIDA
Manchete: Homem é atingido por bala perdida e morrer. Adivinhem onde foi isso? Pois é... O Rio de Janeiro continua lindo.
PORTAS ABERTAS
O papa Francisco decretou em tom de solidariedade a Igreja de Portas Abertas. As paróquias do mundo inteiro devem acolher os refugiados que atravessam o Mediterâneo e outros mares turbulentos da vida. Essa é a diferença entre o sermão e a ação.
SUSPEITOS
E então o Supremo Tribunal do Governo Federal autorizou abrir inquérito contra Aloyzio Mercadanhte, Edinho Silva e Aloysio Nunes. Eles são suspeitos de corrupção. Desconfia-se que os três sejam passivos.
O ARAUTO
Michel Temer disse ontem numa nota oficial que não é conspirador. Não, claro que não. Ele só disse que "com 7%, 8% de popularidade Dilma não aguenta três anos e meio no governo". Casualmente, esses são os índices atuais de Dilma. Isso não é conspiração. Michel temer falou às claras. Não conspirou; vaticinou. Ele não é um conspirador; é um arauto.
PROVISÓRIO PERMANENTE
Lá na Turquia, em Ancara, no meio do G20, Joaquim Levy anunciou que pensa em
criar um imposto de "travessia". Um imposto provisório que seja eterno enquanto dure a crise brasileira que o governo fabricou quando gastou o que não tinha e não podia. Provisória, uma privica! Se o governo emplaca agora esse golpe calhorda, a cada seis meses - daqui pra frente até o fim dos dias - haverá um rombo igual e até maior, precisando de um novo imposto provisório de travessia. Esse governo tem é que mostrar que não rouba e não deixa roubar.
BONECO BARRADO NA FESTA
O boneco presidiário Luleco Pixuleco, declarado inimigo público Nº 1 do governo, só terá acesso à Esplanada dos Ministérios, depois da saída das autoridades - donas da democracia de gabinete - expostas na tenda dos milagres montada para os poderosos no desfile de 7 de Setembro.
É que o governo montou um forte esquema de segurança para evitar protestos perto de Dilma Coração Valente, a Intocável.
O dadivoso governo que não cobra nem pedágio para o povo assistir ao patriótico desfile, montou uma tremenda força-tarefa para evitar "maiores desgastes" à firme e resoluta Dilma, a Impoluta.
Até as arquibancadas próximas ao palanque tipo quitanda árabe onde Dilma Sapiens estará exibida serão ocupadas só por convidados portadores de convites especiais emitidos pelo Palácio do Planalto.
E se você quer saber, haverá revistas para evitar faixas, posteres, cartazes, tomates, ovos e objetos de alta periculosidade, como colheres por exemplo, que possam ser jogados contra os convidados. Mas, pô! Se é dia de festa, se todo mundo é tão querido, por que alguém ovacionaria essa turma que nem sabe quanto custa um pão cacete na padaria da esquina?!?
E pela parte que toca ao inflado presidiário, Luleko Pixuleco, ele só terá acesso depois que as autoridades, grande atração e motivo principal da nossa Independência, deixarem o local e as pistas forem liberadas.
E já vou dando uma de pitonisa por aqui: nunca antes na história desse país, um batalhão de seguranças demorou tanto para liberar uma pista na Esplanada dos inoperantes Ministério dessa República dos Calamares.
Resumo dessa ópera bufa: o boneco Pixuleko só terá liberdade na avenida do desfile quando, livre dos intrusos, a festa da Independência começar a ter sentido e credibilidade.