O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de jan. de 2013

ESMOLA DEMAIS
A gente era pequenininho e as nossas avós tortas já diziam: "Quando a esmola é demais, o pobre desconfia". Pois é. Tá valendo até hoje. Dilma Vana ontem deu com a direita e tirou com a esquerda. Fez "um bonito" pra torcida e baixou na marra a tarifa de energia elétrica, em pleno ciclo de apagões pelo país afora e a dentro. Na mesma hora, tirou o trem dos trilhos e com a tonitruância que a caracteriza, escafedeu-se do iminente aumento da gasolina: "Não falo sobre aumento de gasolina; falo de redução da energia"! Em democracia plena é assim, o governante fala sobre o que lhe convém e quando quer. Todo governo começa a ficar ruim quando passa a governar demais. Faça as contas e veja o que vai furar mais o seu bolso: 20% de abatimento na conta da luz, ou 5% na gasolina de tudo quanto tem roda e não é patinete ou bicicleta. Quando a gasolina aumenta, não é só a sua conta na bomba que o atinge; você é bombado em tudo que é transportado numa sociedade que anda e come.

FICHA IDEAL
E aí, quem tem a ficha mais suja: Renan Calheiros ou Henrique Eduardo Alves? Tanto faz. O que importa é que o Congresso Nacional está mostrando que não há na Casa do Povo ninguém melhor do que eles para presidirem o Senado e a Câmara. Eles têm a ficha ideal para o Congresso Nacional.

ÁREA IMPRODUTIVA
O MST mais rebelde aos desígnios do PT do Mal saiu ontem (24) da lavanderia onde foi lavar a roupa suja. Nada vai acontecer ao grupo, afinal invadiram o Instituto Lula, uma área reconhecidamente improdutiva no centro de São Paulo. Só não é devoluta porque está sempre cheia de companheiro bom e batuta.

SANTO ERRADO
Se fosse apenas um mero presidente de honra do PT e não um presidente republicano que ainda não engoliu o desemprego compulsório que as democracias impõem, Lula não seria bajulado como é pelas mais vivas forças que fazem desse Brasil um imenso balcão de negócios. Agora mesmo, abandonado pela siderúrgica estatal chinesa Wisco, Eike Batista - O Vendedor de Ilusões, levou Lula para "olhar" o projeto do seu porto em São João da Barra, no Norte Fluminense. O empreendimento foi abandonado pelos chineses porque, quando chegou a hora de Eike botar a mão no bolso a lição de casa não foi feita: não foi construída a infraestrutura necessária para um negócio sério. Quando Eike se vale de um brasileiro aposentado, sem outro trabalho efetivo que não seja fazer palestras para inglês ver, dá para entender porque os chineses deram no pé. Eike Batista está rezando para o santo errado: ninguém nesse país entende mais de portos do que Michel Temer, o vice-presidente da República dos Calamares.

É DISSO QUE SE FALA
Quando se fala em redução de 20% nas contas de energia, fala-se em 18%; quando se fala em 5% de aumento no preço da gasolina, fala-se em uma devasagem de 7% nas contas de cabeça que faz a Petrobrás que está louquinha para bombar 12% no tanque do carro que você ainda não conseguiu pagar a prestação de dezembro.

A FASE DE CHÁVEZ
Chávez entra em fase "complexa" de luta contra o câncer, afirma ministro. isso é dito pelos patetóides que estão tocando como podem a Venezuela. Eles falam como se fossem o próprio Boletim Médico. Hugo Chávez, coitado, nem sabe que está entrando nessa "fase complexa" da qual nunca saiu.

PASSAPORTE PRA TODOS
O sistema de passaportes da Polícia Federal está fora do ar desde quarta-feira. A indisponibilidade afeta todo o Brasil e inclui até a prestação dos serviços administrativos do órgão. Taí ó, é nisso que dá arrebanhar passaportes diplomáticos para pastores. O remédio é liberar geral: de agora em diante, só emitir passaporte diplomático. É mais um projeto de cotas de inclusão social, o programa Passaporte para Todos. Afinal, todo mundo é filho de Deus.