O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de jan. de 2013

Dia de Festa: São Paulo 459 Anos

Santinhos, campeãozinho da Copinha
Sorria, você está sendo filmado.

Ô loco! É isso aí, meu. Na festinha dos 459 aninhos da Terrinha da Garôa, você vê a bunda da Rita Lee, ou senta a sua na poltrona pra ver bater uma bolinha na TV.
 
Mal começou a decisão da Copinha São Paulo de Futebol Júnior e deu pra ver que as versões teen de Goiás e Santos têm mais bola nos pés que as edições maduras de uma dupla Fla-Flu, Gre-Nal, Galo e Cruzeiro, ou similares mais idosos.
 
A arbitragem, no entanto, é a mesma de sempre. Os caras apitam à moda antiga. E no primeiro cartão amarelo já deu pra notar: o desdém pelos apitadores não tem idade. Acho que árbitro tem poder demais e desaforo de menos em campo, mas essa desfeita sistemática de jogador que leva amarelo dar as costas para o juiz merece vermelho há muito tempo.
 
De tudo que se vê no Morumby lotado é que chega a ser comovente o esforço do garoto Neílton para ser Neymar. Tem o cabelo igual ao de Neymar, anda igual ao Neymar, corre como o Neymar, usa as meias como Neymar, olha como Neymar, ri como Neymar, cai como Neymar... Mas não joga como Neymar.
 
E tem um  outro, ali na frente do Santinhos que é igualzinho ao atacante André. Giba é a carinha do André. Faz tudo como o André. Erra como o André. Esse sim, joga que nem o André.
 
Aí, de repente, 1 x 0 para o Santinhos. Se você acha que pênalti convertido é pênalti bem batido, então você ainda não tinha visto aquele lateralzinho do Santinhos bater. Mas, futebol é bolinha na redezinha que ninguém é de ferrinho.
 
Menos de três minutinhos depois, 2 x 0. Taí, gol de Neílton. Igualzinho aos que Neymar faz à toda hora no Santão grandão. O menininho é bom imitadorzinho. Por enquanto, porém, é só um Neymar bisonhozinho.
 
No comecinho do segundo tempo, os goianos mostram que também têm seu Rei: Arthur espetou uma cruzada nas redes do Peixinho.
 
Em seguidinha, pênalti bobinho, bobinho. Os zagueirinhos santistas são iguaizinhos aos zagueirões da Vila. Para o Santinhos o bom é que o batedor do Goiás é ruim. Pior, bem piorzinho que o cobrador do Santos Júnior. Continua 2 x 1 para os adeptos de Neymar.
 
Lá pelos 18 minutinhos, despertou em Neílton o Nerymarzinho que existe nele. Deu um toquinho sutilzinho e deixou Giba, o clone de André de cara. Pronto, Santinhos 3 x 1. Até nisso, Giba imita André: de vez em quando faz um golzinho.
 
De resto, o goleirão do Santinhos é uma versão mais bonitinha do goleirão do Coringão e o N° 10 dos Menininhos da Vila tem a cara do Kaká, mas tenta imitar o PhD Ganso.
 
E então, nada mais nos resta do que senão desligar a TV. Vá que, de repente, nas comemorações de entrega da taça e da medalhas surja e cresça na tela a bunda da Rita Lee... Deus nos livre e guarde!
 
Minto, nos resta ainda bisolhar a solenidade da entrega das medalhas. Afinal, elas são de ouro e Zé Maria Marin está no palanque.
 
Resisto um tempinho mais diante da tela e observo: Zé Maria Maarin, desta feita, entrega tudinho, sem tirar nem pôr. Tem uma carinha assim de quem acaba de ver o aviso na máquina do cameraman: "Sorria, você está sendo filmado"!