O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de out. de 2014

CADÊ O MESTRE DOS MESTRES?
OU, ESPERE PELA SENHA...

Os aliados de Dilma já sentiram o drama. Mais que isso estão sentindo na própria carne a diferença entre o amigo e o companheiro. Eles reclamam que Lula se distanciou de Dilma, assim que as pesquisas começaram a revelar a "virada" de jogo que Aécio aplicou em cima da criatura do criador nesta última semana.

Até parece que essa turma não é do mesmo clube. Lula, o mestre dos mestres de todos os cabos eleitorais da face da Terra está se resguardando para dar o bote certo, ou ficar na dele para não se queimar.

Se Dilma se der bem no debate de hoje, Lula volta em seguidinha ao pedestal dos vencedores. Caso contrário, ele dá um telefonema com a senha de sempre: "Tamo junto nessa, companheira".

HORÁRIO DE BURGUÊS

Neste domingo o governo me surrupia uma hora de vida. detesto que me tirem as coisas assim, na mão grande. O governo, pisoteando a democracia, alega que a medida faz economia e evita apagões.

E celebra que com o aumento de uma hora nos relógios o dia começa mais cedo e acaba mais tarde. Mas, que droga! Há dois jeitos de ser ver a coisa.

O primeiro jeito é sob o olhar daqueles milhões de trabalhadores que se levantam às cinco da manhã para pegar o coletivo rumo ao trabalho. O dia dessa banda social vai começar, a partir deste domingo, às quatro da madrugada. O pessoal que arregaça as mangas vai acender em casa a luz que acendia quando o sol dava lugar à noite. E assim, fica tudo elas por elas. Esta é a ótica do proletariado.

Já a outra visão sobre a medida que nos ditam, nos enfiam goela abaixo, é a que lança o olhar burguês, com o jeito dissimulado e enganador de ricaço como gostam de ter, de ser e de parecer os senhores dos anéis.

O sol deitar-se quase às nove da noite é ótimo... Ótimo, para quem pode curtir happy hour. O detalhe é que, no Brasil da Silva, isso não é pro bico de qualquer um. Mas o governo gosta de governar e quanto mais governa, mais quer governar.

Então fique esperto, tenha medo do que o governo pode fazer com você e não espere nada do que ele pode e deve fazer por você. O que se há de fazer? Que venha, pois então, o horário de verão. E já que é inevitável, a saída é relaxar e gozar.