O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de jun. de 2015

ORA BOLAS

Não dei bola para o Brasileirão. Bolas, o Vasco perdeu por 3 x 1 para o Cruzeiro. Jogou muito melhor. Só por isso merecia levar o dobro do que levou, quem sabe até um emblemático 7 x 1. Bem feito, onde já se viu o Vasco querer escapar da Segundona?!? Então, por isso mesmo, me distraí assistindo à Copa América.

Que show. Nem é padrão Fifa. É padrão CBF. Neste domingão do Faustão comecei me torturando com Colômbia 1 x 0 Colômbia. Quase torci para a Venezuela, mas me lembrei do governo Maduro. Resolvi torcer para a Colômbia. Mas aquilo não é um time; é um cartel.

Deixei por isso mesmo, por que o jogo foi tão bolivariano quanto Argh!entina 2 x 2 Paraguai que foi bem pior do que Uruguai 1 x 0 Reservas do México.

BRASIL  x  PERU

Eis então que ao bucólico cair desta tarde de domingo, entraram em campo a Seleção do Dunga e o Peru. Peru no bom sentido, é claro. Do Dunga é só a seleção da CBF, o Peru não é do Dunga, por supuesto.

Sabe quanto durou a alegria da defesa inexpugnável do time do Dunga? Só três minutinhos. O tempo suficiente para o David Luiz pentear aquela cabeleira de rainha Maria Louca. Cueva encheu o pé: 1 x 0 Peru que, por menos quatro minutos, teria começado a não morrer na véspera.

Mas Peru não é coisa que se cheire.Um minuto depois, de comemorar a façanha notável, tomou o gol de empate. Gol do Barcelona! Daniel Alves cruzou como se fosse para o Messi e Neymar cabeceou para as redes. Quando o Peru falha é isso que acontece.

Com, 20 minutos de vaivém, o selecionado de Dunga já viu que o Peru é mole. Dobrar o Peru é só uma questão de tempo. O bunga-bunga já começou. A turma do Del Nero já está começando a deitar e rolar. Dentro de campo, bem entendido.

Aos 35 minutos, aquele comentarista de arbitragem da Globo, Arnaldo Coelho saiu da toca. Descobriu que o árbitro mexicano que engoliu o apito e deixou de dar 58 faltas em cima de Neymar, capitão do time de Dunga, "já está perdendo a paciência com ele". Quem nasceu para ser soprador de apito, nunca vai chegar a comentarista que se respeite.

Já lá se iam 7 minutos da segunda etapa. Neymar recebeu na beira da área, à altura da quina esquerda, mais ou menos pelas cercanias de Machu Picchu. De lá mesmo, experimentou com a chapa do pé direito. Bola no travessão.

Nada contra a mania da tatuagem. Muito menos a favor. Inda que mal pergunte, aquele Guerrero que era do Curingão, agora é do Flamengo e brinca no Peru, é um atleta, ou um Gibi? Nunca vi tanta figurinha na pele de um jogador. Quer dizer, eu não tinha olhado direito os braços do Daniel Alves.
Vai ver que esses dois são da Yakusa. esses dois vão acabar jogando no Japão.

Bolas, já tem 40 minutos do segundo tempo e tudo está como já estava ao quatro minutinhos de jogo. Mas dá para entender perfeitamente. Os dois times prestaram muita atenção na palestra de vestiário dos seus treinadores.

Aos 46, Neymar fez fila e deixou Douglas Costa na cena do crime. Costa, de frente, enfiou no fundo do gol aberto. Bola na rede. Peru mortinho, mortinho.