O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de jun. de 2015

O NOME DA ROSA, OU:
A COBRA VAI FUMAR!

Esta sexta-feira, parece até mentira, é um soneto. E saiu-se bem melhor que a encomenda. Vamos por partes, como diria Jack, o Estripador. Comecemos, pois, pelo Palácio do Planalto, uma espécie de Whitechapel à brasileira.

Dilma Vana, a que não tugiu nem mugiu jamais contra o regime ditatorial e escalafobético de Nicolás Maduro, agora culpa senadores brasileiros pelo cerco que eles sofreram das milícias venezuelanas. Ela diz que foi uma "armadilha", montada por eles próprio para colocá-la contra a parede. É como se ela soubesse há muito tempo, pela afinidade que tem com o bolivarismo, que uma visita de políticos brasileiros seria rechaçada a gritos, paus e pedras. Dilma, ao jogar a culpa nos senadores, passa a mão na cabeça dos sequazes da ditadura da Venezuela. No fundo, no fundo, isso apenas comprova o que todo mundo já sabia: seu sonho é implantar aqui, o despotismo que tem lá.

Tá bom, mas isso é só uma das partes em que Jack destripou essa gloriosa sexta-feira, 19 de junho de 2015.  Tem um monte de pedaços da Odebrecht e Andrade Gutierrez espalhados pela fase Erga Omnes da Operação Lava-Jato.

Vejam só esta: as duas empreiteiras pagaram pelo menos R$ 764 milhões em propina. Quem diz isso e se garante é o Ministério Público. De acordo com os procuradores, as duas construtoras participavam ativamente do esquema de corrupção. Mas isso é só propina. Como a comissão era, já se sabe, de 3% sobre o valor de cada empreitada, então o Brasil pagou no mínimo 97% a mais para essa dupla dinâmica, Odebrecht e Gutierrez. Coisinha boba, um giro de grana em torno de mais de R$ 90 bilhões.

E mais esta: as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez lideravam o cartel. Para os promotores, o nível de sofisticação do esquema é muito maior do que a nossa vã filosofia poe imaginar entre o céu, a terra e o buraco sem fundo da Petrobras e suas degenerescências.

E só mais uma rapidinha: a Justiça acaba de bloquear os bens dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez. O juiz Sérgio Moro, diz que há indícios fortíssimos de que Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo podem "destruir provas".

Isso me deixa a  nítida e maravilhosa impressão de que, além dos bens, Marcelo e Otávio também continuarão bloqueados. Essa cadeia da PF do Paraná é um verdadeiro paraíso nacional.

E sabe como é que é, bloqueio de dinheiro e cadeia para essa gente é pior que a morte. Não demora nada, como eles não têm direito ao cretino foro privilegiado, logo vão estar querendo ser promoidos a delatores premiados.

Aí sim, o caminho das pedras se escancara; abre-se em flor e leva direto ao mentor espiritual e grande avalista, operador, lobista, camelô, consultor, agente intermediário e traficante de interesses do esquema que foi organizado, sistematizado e implantado nesse país a partir de 2003.

Aí sim, a cobra vai fumar e a vaca vai tossir. O nome da rosa é o grande enigma, o grande mistério desse romance policial. Ninguém sabe o nome do chefe de todos os chefes. Não, não é Alfredo. Alfredo é o nome do mordomo.

Cá pra nós, esta sexta-feira, 19 de junho de 2015 não se saiu melhor que a emenda, do que a encomenda e do que o soneto?!?