O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de jun. de 2015

LAVA-JATO BOTA A MÃO NA
ODEBRECHET E ANDRADE GUTIERREZ
Começou nesta sexta-feira mais um festival de algemas. Alvíçaras! Todos os caminhos levam ao chefe dos chefes.

Eita sexta-feira que demorou esta. Alvíçaras! Alvíçaras! A Polícia Federal detonou, até que enfim, a 14ª fase da Operação Lava-Jato. Olha a Operação Erga Omnes aí gente!

Erga omnes, fui consultar que não sou metido a besta e até fui um péssimo aluno de latim - uma língua morta e pra mim morto não fala - e então descobri que Era Omnes quer dizer Vale para Todos. Bonitinho e bem apropriado, né não? Pois agora tomaram ferro na boneca, as construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez.

E então agora vou declinar para vocês: a operação conta com a ação de pelo menos 220 agentes federais, portadores de 12 mandados de prisão e de 38 ordens de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Marcelo Odebrecht, presidente da empresa que lhe empresta o nome e Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, já estão em cana.

A coisa está ficando boa. A polícia, com mandados de prisão preventiva, está no encalço do diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar. Esse cara, os delatores do Petrolão apontaram como o operador de propina da empreiteira.

Os federais devem prender também Rogério Araújo, diretor da Odebrecht Plantas Industriais e Participações, como devem experimentar algemas também em Márcio Faria, tido e havido pelos delatores premiados  como o contato da construtora no Clube do Bilhão.

Alencar foi o cara que viajou com o então presidente Lula em uma "missão oficial" para a Guiné Equatorial. Foi tão oficial essa viagem que a Procuradoria da República do DF cobrou de Lula esclarecimentos sobre a relação dele com a construtora Odebrecht e quer que ele explique também as viagens que fez, pagas pela empreiteira, para países da América Latrina e da África.

A procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar - para vocês verem que não é só o juiz Sergio Moro que dá nos dedos de Lula - suspeita há muito tempo que Lula, entre 2011 e 2014, tenha praticado tráfico de influência.

Mas o Ministério Público ainda quer saber mais um pouquinho: está apurando o protagonismo de Lula na concessão de empréstimos feitos pelo BNDES e tudo que se relacione às viagens que Lula fez às custas de empresas para negociar contratos.

Agora vai! Mas muito cuidado com o andor, por que agora, como todos os caminhos levam ao chefe de todos os chefes, aquela estratégia de assassinar reputações pode degringolar e se transformar numa convulsão social com milícias saindo às ruas, exércitos sindicalizados, black blocs encomendados depredando e amedrontando os brasileiros do bem. Pode anotar, não tem nada a ver com a Copa América, mas vai ter baderna.

E, por enquanto, é isso. Eis aí então e afinal, a sexta-feira que o Brasil esperava. Um fim de semana e tanto que Vale para Todos.