O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

22 de jun. de 2015

BÚSSOLA LEGAL
Pois você queria saber por onde andou Sérgio Moro nas férias... Deixe a curiosidade pra lá. Só quero dizer que o FBI vai ajudar nas investigações da Odebrecht. A agulha da bússola legal aponta para o Norte. Ah, sim, a Flórida...Que belo lugar para umas boas férias.

ORA, DIREIS, OUVIR PESQUISAS...
O Datafolha está impossível. Deu que, se as eleições fossem hoje, o Aécio seria eleito com 35%; Lula ficaria em segundo lugar com 25% e Marina Silva continuaria com os seus eternos 18%. O Instituto deu também - e aí se repetiu com om que apontou na sua última pesquisa - que 87% dos brasileiros aprovam a redução da maioridade penal para os 16 anos. Na pesquisa eleitoral, leve em conta que as eleições não são hoje e se fossem, seriam para prefeito. Na segunda, pense que são só 87% dos brasileiros que acham que quem pode votar, pode ir também pra cadeia. Os outros 13% gostam de se encontrar com os meninos bandidos na rua, na praça, na fazenda...

BRASIL 2x1 VENEZUELA
Não vi e não gostei. Ao longe, ouvi e não gostei. Escutar o Hino Nacional de duas pátrias que têm os governos que o Brasil e a Venezuela padecem é uma afronta ao corpo e espírito de qualquer patriota. De qualquer maneira fiquei sabendo que foi 2x1 para o time de Dunga. Bem feito. estamos nas oitavas de final. Resumo dessa epopeia: 1) Ninguém soltou foguetes de alegria; 2) Nunca mais precisa convocar o Neymar; 3) Muito menos é preciso continuar com o Dunga.

OBA! HOJE É SEGUNDA!
Oba! Hoje é segunda-feira! Primeiro dia da semana e primeiro dia do 13° dos longos e tenebrosos invernos que o Brasil da Silva nos oferece. Oba! Hoje é segunda e inverno. Mas, a euforia não é por isso. É que hoje, os presos mais graúdos da Operação Lava-Jato vão ficar no mais profundo silêncio durante seus depoimentos aos homens da lei, em Curitiba. E, para o juiz Sérgio Moro, esse é um dos mais retumbantes atestados de culpa que a Justiça pode esperar.

SOBERBOS
A moda agora é trucidar Neymar. Os brucutus do futebol o agridem o tempo inteiro dentro de campo e ele revida com dribles e jogadas geniais. A imprensa esportiva, movida a verbas de patrocínio, agora o acusam de soberba.

Como sempre, esses maria-vai-com-as-outras, erram no conceito. Neymar não tem soberba. Ele é soberbo. Seu futebol é soberbo.

Mas, como a seleção de Dunga alcançou um magnífico e portentoso primeiro lugar na chave classificatória, então o futebol brasileiro é que é soberbo. E lá vamos nós - o time da CBF e os seus soberbos narradores esportivos - rumo ao já idoso e almejado hexa na Rússia. Se é que a Copa vai ser mesmo por lá em 2018.

O CARTEL E A MÁFIA, OU: 
OPERAÇÃO BÚSSOLA LEGAL

Dizem que os investigadores federais estão loucos para saber quem é o tal "André" que aparece no e-mail que acabou sendo uma das pistas que resultaram na prisão de Marcelo, presidente da Odebrecht.

O e-mail fala em sobrepreço de 25 mil dólares por dia em um contrato de sondas. mentes mais aguçadas já descobriram que, na época da vil correspondência, já estava em pleno funcionamento a Sete Brasil, fornecedora de sondas à Petrobrás. Por acaso, a Sete Brasil, pertence ao banqueiro André Esteves.

Mas, o que causa admiração é o espanto em torno de apelidos, pseudônimos e codinomes que o cartel das empreiteiras e o Clube do Bilhão vêm usando em suas relações mais perigosas. Besteira, isso é usual não só nas gangues dos presídios, como no mais graúdo submundo do crime.

A máfia sob a lei de "nunca cometer um passo em falso" jamais usa um nome de batismo, um endereço, um local de encontro, com a clareza. Usa sempre metáforas, símiles, nomes em código para indicar amigos, horários, encontros.

E a sua linguagem é sempre muito simples; vai de codinomes como Lobinho, Comprido, Cachorrinho, Cachorrão, Baixinho, até os sugestivos Brahma, Mochila, Guerreira... Quando recomenda silêncio, usa translações, alegorias como "tamo junto nessa, companheiro!". A técnica do cartel é a mesma da velha e inspiradora máfia.

É com esse tipo de extrato social que, em nome da verdadeira justiça, a Operação Lava-Jato vem se defrontando. Sergio Moro e seus Intocáveis sabem muito bem onde estão metidos.

RODAPÉ  - A Lava-Jato está na 14ª fase, a Erga Omnes. Espero que entre logo na 15ª que, desde já, eu a batizo em nome dos pais de família, dos filhos e dos espíritos mais santos desse país como Operação Bússola Legal, a que aponta o fim do caminho.