O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de mar. de 2016

UM DIA DEPOIS DO OUTRO
Na semana passada, Lula não teve papas na língua com o moleirão Jaques Wagner: "Entrar na equipe da Dilma nesse momento passaria a mensagem de confissão de culpa". Ontem, por quatro horas no Palácio, Lula esteve rediscutindo com Dilma Vana o convite para ser seu ministro. Então, pronto... "Assim como são as pessoas, são as criaturas; assim como são os coisas, são os abjetos" (à moda Gordo Renato, meu mano caçula, saudoso filósofo das mesas de todos os bares).

BURLA E OBSTRUÇÃO
Tanto faz que Lula seja ou não seja ministro.O que importa é que Dilma não só mostrou como escancarou a triste realidade de que é uma presidentona que usa o poder para burlar a lei e obstruir a justiça. Entre o bem e o mal - ou entre o bom e o mau - ela desdenhou o bem. E o bem bom. Interferiu desavergonhadamente no curso de um processo criminal. Convidou o réu para ser seu cúmplice.

DELATORA MASCANTE
Mônica Moura, a mascadora republicana, quer fazer delação. Seu marido, João Santana, especialista em criar falsas necessidades, ainda não bolou nenhum slogan que justifique botara boca no trombone. A boca deve estar ocupada fazendo bolhazinhas de chiclete.

DELCIDIAÇÃO PREMIADA
O PT e o governo estão apavorados. Essa delcidiação premiada vai delcidir a vida de muita gente curta e grossa nessa República dos Calamares.

PERDER E GANHAR
Admiro quem sabe perder. O diabo é que o Lula não sabe nem ganhar. Olha só o que há 13 anos ele vem fazendo com esse povo.

NÃO FOI ELE
Não, Lula não é Judas. Judas inventou a traição. Lula só a aperfeiçoou.

O JUÍZO
Lula não aceita a juíza de São Paulo;não topa o juiz de Curitiba; não quer nem mesmo os juízes do Supremo, em Brasília. Pelo jeito Lula está esperando o juízo final.

O IMORTAL
Vou acabar me convencendo de que Lula é mesmo imortal. nunca antes na história desse país alguém levou tanta punhalada pelas costas e continuou por aí firme, forte e pronto para não só denunciar outras tantas, como até apunhalar uns que outros por aí.

VOCÁBULOS FASCINANTES
Há certos vocábulos que me fascinam desde criança. Fascínio é um deles. Já pensou, num comício político, alguém ser fascinado pelas costas? Há também o caso da palavra próstata. Sei lá, me dá a impressão de amplitude, grandiosidade. Imagine aí a próstata terrestre... Ah, esqueça.

TEMPO PERDIDO
O encontro de quatro horas entre Dilma e Lula ontem no Palácio do Planalto terminou sem anúncio. É que com o marqueteiro Santana em cana, faltou imaginação para o governo.

PERDULÁRIOS
Mercadante tentou comprar o silêncio de Delcídio. Esse governo já não sabe mais com o que gastar. Outro dia, a Dilma andou querendo armazenar o vento... Não demora nada essa gente vai estar comprando as palestras vazias de Lula...

O QUE É QUE TEM?
Se o Delcídio foi preso por tentativa de "obstrução à justiça", por que Dilma e Mercadante estão soltos? Ele,por tentativa de propina e obstrução; ela, por "desvio de finalidade", crime previsto na Constituição. O que é que Dilma e Mercadante têm que Delcídio não tem?

DILMÊS
Diante da delcidiação premiada, Dilma já se delcidiu: está "estarrecida" mas não "resignada". Ela pensa que resignação é aquele líquido leitoso que sai de umas árvores lá que outras nos quintais palacianos. E já decidiu: "A resígna é uma coisa muito boa. Mas por enquanto não é pra mim. Acho que vou mandar armazenar. Pode ser que um dia eu tenha que me resignar...".

MAU COMO PICA-PAU
Para os investigadores da Lava Jato, Delcídio é a delcidiação das delações premiadas. Ele foi diretor da Petrobras no governo FHC. Era tucano. Passou para o PT no primeiro governo Lula. Hoje queima o filme de todo mundo. Faz da política um desenho animado. Para ele todos os gatos são pardos. Delcídio já delcidiu que na sua delcidiação privilegiada vai ser mau como o pica-pau.

SIMPLES ASSIM
O PT é simplista. Acredita nas suas próprias fantasias. Tem a firme convicção que basta emplacar Lula como ministro de todos os ministros para resolver o problema do Brasil que ele mesmo criou.

NO PONTO
Já cheguei naquele estágio do jornalismo em que posso me dar ao direito inalienável de não saber uma porção de coisas. Uma porção, mas não a maioria das coisas. O que sei é uma carga tão nauseabunda que me deixa com a alma furibunda.

FORA DE MODA
Ele era daquele tempo em que coca era só um prazer refrescante.

PENSANDO BEM...
Se o Lula é presidente de honra do PT, então que tipo de presidente é o Rui Falcão no partido?

A VAGA
Assim é que Dilma Vana resolveu abrir mão de toda compostura ética e moral no seu governo. E tentou então preencher a vaga com o companheiro Lula.

CONVERSA DE IMBECÍS
Agora a gente já sabe: às vezes, Lula conversava com o "imbecil"... E nessas vezes, o Delcídio também.

ÁGUA FRIA
Período efervescente no país. Parece até que só falta Lula ser ministro para Dilma botar água fria na fervura. Mas nem isso vai se dar. Gato escaldado tem medo de água fria.

PALAVRA DE HONRA
Palavra de honra de delator premiado é o que há de mais sagrado nessa República do Petrolão.