O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

10 de fev. de 2016

CATIVOS PARA SEMPRE

Se Lula algum dia conseguiu ir além da página dois de um livro, esse livro foi "O Pequeno Príncipe".

Se Lula conseguiu ler algo de bom, não foi mais que uma frase. E isso foi há muito, muito tempo. E ler não é aprender.

Agora, por armadilha do destino, Lula rememora o que leu de Saint-Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Tinha que ser essa frase.

Mas só agora, nos estertores da vida pública, ele começa a perceber que leu por ler sem aprender. É que quanto mais corre o tempo, mais altos ficam os preços daqueles a quem Lula cativou.

Se não tiver dinheiro sonante, ou moedas de troca como cargos, salários, ministérios, obras superfaturadas, delitos sob encomenda, Lula já sabe que, quando bufa e não paga, leva o troco: o cativo vira delator premiado. Em momento algum Lula usou a moeda da lealdade para fazer amigos e influenciar pessoas. Lula, por isso mesmo, se tornou um eterno cativo daqueles que cativou.

RODAPÉ - Sem a Presidência da República na mão, sem empreiteiras para patrocinar suas palestras internacionais sobre coisa alguma, sem tesoureiros de confiança para repartir o pão com o partido, sem desfrutar o que desfrutou da coisa pública sem o menor desfrute, resta-lhe apenas ser presidente de honra do PT.

Lula é eternamente responsável pelo PT. Ele é cativo do PT e o avesso é verdadeiro. Um é cativo do outro. Estão condenados e viver assim, deslealmente, para sempre. Alguém imagina um cativeiro pior do que esse na face da terra?!?