ENVERGADURA
Ah, essa mulher não se emenda. Entusiasmada pelo cheiro das Margaridas, Dilma Sapiens, mais mandioca do que nunca, jogou mais uma jabuticaba contra a gente: "Eu envergo, mas não quebro". Quer dizer, ela se dobra. E até talvez de ajoelhe de quando em vez, como fez outro dia diante de Renan Calheiros, o Verdugo.
SOBREPREÇO & SOBREPRAZO
O Tribunal de Contas da União detectou sobrepreço - imagine! - nas intermináveis obras da refinaria de Abreu e Lima, uma das mais inacabadas do hemisfério Sul. Uma bagatela diante dos padrões do Clube dos Empreiteiros: R$ 673 milhões. A obra é tocada pela imaculada Camargo Corrêa, com a dileta companhia da CNEC Engenharia.
Entrementes, só para que vocês aprendam a conter seus rasgos de euforia, o mesmo TCU deu mais 15 dias para Dilma Vana explicar as contas mal feitas de 2014. A reprovação dessas "contas de chegar" é que pode abrir o caminho para o impeachment, por causa da tal improbidade administrativa. Vai daí que... Nada de novo no front.
SÉRGIO MORO MANDA
SOLTAR TRÊS LAVAJATADOS
Não tem nada de bondade no gesto. Sérgio Moro segue a letra fria da lei para fazer justiça, nada mais do que justiça. Então mandou soltar o advogado Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Zé Dirceu e mais dois - Bob Marques, assessor do mesmo Dirceu e o empresário Pablo Kipersmit.
Moro mandou soltar, não porque sejam inocentes - que os indícios de malfeitoria são muitos - mas mandou-os para o olho da rua porque julga que a prisão de Zé Dirceu já "seja suficiente para estancar a atividade criminosa" da pandilha.
Os três mocinhos - Luiz Eduardo, Bob e Pablo - estavam na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O irmão de Dirceu foi sócio da JD Consultoria até 2013; ele é apontado como o cara que fazia a mendicância da propina para o esquema criminoso do mano antigo guerrilheiro de festim.
Depondo para os investigadores, Luiz Eduardo admitiu que as empreiteiras repassaram mesmo dinheiro para a tão ativa quanto passiva JD Consultoria, mas defendeu com unhas e dentes a versão de que a grana representava sempre um "auxílio financeiro" para Dirceu.
Ah, bom. Quem mente assim, não precisa falar a verdade. Esse cara jamais será promovido a delator premiado. Sua carreira de esmoleiro é curta, não tem o menor futuro.
LULA PRÓ-LULA, NO DIA 16
Recebo uma cutucada de fonte fidedigna pela caixa de mensagens me alertando para os informes oficiosos que garantem neste dia 16 de agosto a presença de Lula, o Brahma do Clube dos Empreiteiros, no aglomerado de pelegantes, mistura de pelegos com militantes, que vai ensaiar um panelaço em favor do seu guia malfazejo e mandachuva maléfico.
Uma atitude pra lá de esperada, muito embora, seja só obra do acaso tal movimentação dar-se justamente no dia da mobilização nacional anti-corrupção. Coisa pra lá de previsível em se tratando de quem se trata.
De qualquer maneira, não se espantem se, também por acaso e somente por acaso, uma outra bombinha caseira estalar nos pés do mais danoso petista de todos os tempos. Essa turma, como diria Lula, é tão boa de contra-ataque, quanto o exército de Stédile "é bom de briga".
E uma bombinha caseira dessas viria muito a calhar para provocar o tumulto e a baderna que Dilma Vana ainda não proibiu peremptoriamente, como fazia na Copa das Copas e como fez nas eleições do outubro vermelho.