O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de ago. de 2015

BARCELONA 1 x 0 MÁLAGA:
FUTEBOL É MESSI E NEYMAR
Que coisa bonita é um jogo bem jogado

Fazia tempo já que eu não assistia a um bom jogo de verdade. E porque hoje é sábado tinha o Barcelona na TV. Mais que o Barcelona, tinha Lionel Messi e o retorno de Neymar de uma quarentena de caxumba. Santa Madre de Diós, caxumba. Isso é do tempo do crupe e da coqueluche.

Esse guri de 22 anos, não é nada, não nada, a gente tem que assistir não só pelo bolão que ele joga, mas porque é uma pérola rara: está valendo hoje no mercado da bola quase 1 bilhão de reais. Pelo menos é o que os russos do futebol inglês querem pagar por ele.

E a bola rola. Que coisa bonita é um jogo bem jogado. Mais que esporte, o futebol é uma arte prazerosa do gênero humano - que faz tudo com as mãos e só o futebol pratica apenas com os pés.

Eis que termina o primeiro tempo. Zero a zero, mas é como se estivesse lá pelos quatro a quatro ou coisa que o valha. Um show de bola no gramado do Camp Nou, onde eu estive em 2003 e não errei um só lance, um só passe, durante os 90 minutos do confronto Barcelona x Real Madri.

Não, não é que eu tenha jogado tão bem assim; é que eu estava nas cadeiras numeradas do estádio. Bom jogo aquele. Bons tempos aqueles.

Pronto, aquela nítida impressão de que Neymar daria um gol feito para o Messi fazer se esvaiu aos 25 minutos do segundo tempo. O gol do Barça foi feito por um zagueiro. Barcelona 1 a 0 Málaga. Sim, o adversário do time de Messi e Neymar era o Málaga.

E bola que rola. O azar dos adversários do Barcelona é que quando a bola não anda de pé em pé do time da Catalunha, ela está com Mesi ou com Neymar.

Faltando menos de 4 minutos para terminar a partida, o técnico substituiu Neymar. Ele saiu ovacionado, cheio de aplausos e reverências da torcida. Acho que foi para isso mesmo que o treinador o tirou antes do fim do jogo.

E então dessa partida eu concluí que não consigo imaginar o Messi fazendo outra coisa na vida que não seja futebol. Não o imagino, por exemplo, num cinema; numa pizzaria; passeando en la Plaza España donde las muchachas son tan bonitas; não o vejo contando uma piada; sentindo dor de dente...
Olho para o Messi e só vejo o Messi... O resto - sorriso, emoções, papo furado, uma biritinha - tá tudo escondido. Olho para o Messi e só vejo futebol. Ele fala, brinca, trabalha, sorri, fica rico, só com os pés.