O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de ago. de 2015

DEMOCRACIA DE GABINETE

Afinal, o governo decidiu que vai depositar na conta dos aposentados em uma só parcela o tradicional adiantamento do 13º salário. O especial favor será concedido com ares de grande bondade, a partir do dia 24 de setembro. E é assim que funciona a democracia de gabinete.

Em tudo e por tudo, milhões e milhões de pessoas dependem da vontade e do poder de decisão de uma cabeça que comanda um grupo que comanda um país.

Nesse caso do histórico adiantamento do 13º dos mais de 15 milhões de aposentados dependeram de uma cabeça brilhante como a de Dilma Sapiens. A sua meta era não pagar o adiantamento; como não alcançou a meta; dobrou a meta. Ufa! Escapamos arranhando este ano - dizemos todos, agora que Dilma tirou o bode da sala.

OAB CASSA DIRCEU
A OAB despertou de um profundo sono quase letárgico e cassou o registro de advogado do corrupto chefe de quadrilha do Mensalão, o condenado Zé Dirceu. A sua defesa não se conforma e diz que vai recorrer. E assim, uma vez mais, Zé Dirceu pratica uma vez mais a sua modalidade de esporte preferida: disparar o recurso da mais ampla defesa.

A ILHA
Desde ontem, quando Michel Temer fingiu que foi tirado da coordenação política de Dilma Vana que o Palácio Jaburu entrou no roteiro das romarias de quem não vive sem bajular o poder. Os romeiros são aqueles que já percebem o quanto o vice-presidente está perto de descartar o vice que existe dentro dele. A saída de Temer das chamadas relações institucionais do governo é sinal de que Dilma é uma ilha enlamaçada sem farol, em tempo de chuvas e trovoadas, cercada de tubarões e dos piores frutos do mar por todos os lados.

O CORTE DESASTRADO

E esse corte de ministérios, o que é isso, minha gente?!? Mais uma vez aparecem três patetas na TV no papel de deformadores da opinião pública e semeiam a tempestade dentro do próprio governo que já vive um tsunami sem precedentes na história desses quase 13 anos de PT no poder.

Os caras soltam a ameaça de cortar 10 ministérios dos 39 existente, sem dizer que ministérios são esses. Alegam que será para melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar a gestão.

Pô, todos os ministérios estão nesse rol de roupa suja: não há um só deles que não seja ineficaz, perdulário e mal gerenciado. Plantaram o medo, a discórdia e a trairagem no seio da República dos Calamares.

Hoje mesmo, a Esplanada dos Ministérios é um festival de calamares assustados. Uns olham para os outros no elevador, com jeito de quem diz "amanhã um de nós já não estará aqui... E eu posso ser você, amanhã". Brasília é a capital do pânico. Desde ontem, o que já não funcionava bem, passou a funcionar muito pior.

De outra parte, os verdadeiros trabalhadores de Brasília já se sentem mais à vontade nos bares, lojas, restaurantes ruas e calçadas: sumiu dos rostos de engravatados e emperiquitadas aquele ar de arrogância com que os deslumbrados do poder pareciam prevenir você nas filas, nos bancos, nos bares com o tradicional e abominável "sabe com quem está falando?".

É o lado bom do mais desastrado corte aqui na Corte.