O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de jul. de 2015


SÉRIE POLICIAL:
OS DELATORES ESTÃO VAZANDO O FINAL FELIZ

Como em qualquer filme caboclo, ou novela de polícia e bandido, a chave do mistério é sempre a chantagem. O chantagista acaba infalivelmente refém daquele que sofre a chantagem. E a recíproca é verdadeira. O chantageado é um saco sem fundo para o explorador.

Todo enredo policial é sempre o mesmo. Está no script: aquele que cede à chantagem, nunca mais consegue se livrar do chantagista. O objeto da extorsão sempre se torna escasso e a ambição desmedida e desenfreada do extorsionista acaba sempre querendo mais e mais até sugar a última gota de sangue da vítima que, há muito tempo já virou comparsa.

Ser chantagista ou chantageado é a mesma coisa que a convivência do corrupto: o cara é passivo ou ativo; os dois são corruptos. É aí que eles viram parceiros, companheiros, ainda que sem laços de amizade. Mera questão de negócios. Business is business.

E qual é a grande arma do chantagista? É o segredo. Mais que o segredo, a ameaça da revelação. É a delação. E contra os delatores há poucas alternativas:

1) O companheiro explorado tem que desencavar sempre e cada vez mais dinheiro ou objetos do desejo do explorador;

2) o companheiro usurpado precisa apagar todas as pistas, de tal maneira que sua palavra tenha mais crédito do que a a palavra do oportunista;

3) o espoliado tem que dar um jeito de calar o companheiro bom e batuta com uma boa mordaça, ou com um acidente providencial que leve o impostor à catacumba, causado por esses terceiros que até então não tinham nada a ver com a coisa e façam tudo parecer um crime comum, sem segundas nem terceiras intenções.

Nessa última hipótese, o destino jamais cruza o caminho do mandante por acaso... Ele escolhe a dedo um assassino profissional de reputações com fortes tendências homicidas para silenciar de vez o delator. E então começa tudo de novo. Tristeza não tem fim; felicidade, sim.

Agora, aqui no País do Brahma Sapiens e da Mulher Mandioca, a gente já sabe que a novela é uma Série policial que se chama Lava-Jato.

E a essa altura já vazou o Happy End da série policialesca: a bandidagem tem a vida breve; está com os dias contados por delatores premiados; o mocinho vai prender os bandoleiros e ficar com a mocinha e a sociedade a seu lado, por que na moral da história todo chantagista acaba com o chantageado e o bem sempre vence o mal.