O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de jul. de 2015


DA MESA DO MORANGUIM:

CARDEAL, PEGOU PROPINA 
PARA A CAMPANHA DE 2014

Você pensa que aqueles bate-papos no botequim dos sábados lá no Lago Norte não dão em nada? Ledo engano. Essa aqui que vou lhes repassar agora, a gente já estava sabendo há uns dois meses naquela mesa onde ele senta sempre e me conta histórias que hoje na memória eu repasso porque sei de cor...

O causo é o seguinte - alô, alô, meu guru do Moranguim! - o causo é que o Cardeal, "homem da Dilmandioca" cobrou propina para a campanha de 2014! Pronto, falei.

Ele manobrou grana da boa e numa boa para os cofres da reeleição da Mulher Sapiens, bem do jeitinho que você me contou há coisa de uns 50 dias e a gente teve que comer em tranca.

Agora, Guri Medonho do Moranguim, o Ricardo Pessoa - pai da manada do Clube VIP da Petrobras - contou para a Lava-Jato que a negociação do contrato de construção da Usina de Angra-3 serviu para que Valter Luiz Cardeal, diretor da Eletrobras cobrasse do consórcio de construtoras "doação" para a campanha da Mulher Sapiens Coração Valente do ano passado.

Pronto, ele jogou a farofa na pá do ventilador, a coisa se espalhou na revista Veja e então agora a gente fala.  Cardeal é dos tempos em que a Mulher Mandioca aina nem era a Tocha Humana, lá em Porto Alegre. Ele hoje entra e sai na sala da presidente da República numa boa; tem livre acesso ao gabinete de Dilmandioca.

Esse desvio de verba pública foi cometido - segundo Ricardo Pessoa - pelo antigo tesoureiro do PT João Vaccari Neto e por Valter Luiz Cardeal, o "homem da Dilma" na Eletrobras, o cara que abre as portas do gabinete da Tocha Humana, quando lhe dá na telha.

A maracutaia tinha tudo a ver com um contrato para tocar parte das obras da Usina de Angra-3, calculado em R$ 2,9 bilhões.

A Eletrobras - presidida por Cardeal - pediu desconto de 10% no valor já superfaturado pelo quarteto heroico - Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e UTC. O abatimento ficou em 6%.Mas a diferença não fez diferença nenhuma para os cofres do Brasil e nem para os brasileiros.

Diz então o delator Ricardo Pessoa que o "homem da Dilma" cantou forte. Exigiu que as construtoras deveriam doar a diferença de 4% para o PT, pois a eleição estava muito próxima. A gente está falando de uma propinazinha assim de R$ 290 milhões.

E assim é que o pio de um reles Cardeal de criação resultou uma vez mais no uso das burras públicas enchendo os cofres do Partido dos... Trabalhadores.

Cutucado pela Polícia Federal, sobre o que sabia de Cardeal, Ricardo Pessoa disse apenas com muito respeito que "é uma pessoa muito ligada à senhora presidente".

E assim é que o meu caro amigo das mesas do Bodeguim, estava coberto de razão e de informações sobre mais essa roubalheira na Petrozorra que dá início, até que enfim, à pré-fase da Operação Eletrolão na Lava-Jato.

Meu copo de água mineral, com cubos de gelo e limão, está vazio. Ei, garçom! Fecha a conta... A gente vai estar por aqui no sábado que vem. Ainda tem muito papo pra bater.

Ah, sim... Quanto a você, meu amigo bom de bico, veja se há uma loja aqui por perto especializada em venda de gaiola.