O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

6 de jul. de 2015

LEGADO DA COPA AMÉRICA: BRASILEIRÃO

Pois, então, depois da malfadada Copa América, o que sobrou foi o Brasileirão. E pouco se há de falar sobre isso. Em todo caso, o destaque da domingueira fica para o Gre-Nal de bastidores que se travou em mais uma rodada tacanha do futebol brasileiro.

O Grêmio de Football Porto-Alegrense, porção caviar do profeta Moisés Pereira e da cruzaltense de quatro costados Laura Ramos, esteve por alguns efêmeros momentos na liderança do certame.

Foi bom enquanto pouco durou: o Sport Club Internacional de tantos e tantos gaúchos velhos de boa cepa, colocou airosamente o Galo Mineiro na ponta da tabela. E fez isso com requintes de crueldade: tomou um clássico 3 a 1, com um enorme e incontrolável prazer.

Pronto, de Brasileirão é isso. E mais não se diga que ninguém mais há de perguntar. Dizer que o Vasco perdeu é chover no molhado. De resto, nossos times, técnicos, cartolas e nossos torcedores continuam achando que estamos a caminho do Hexa em 2018, lá na Rússia.

BRASILEIROS, FORA
Os jogadores brasileiros ficaram fora da seleção da Copa América. Tá, mais um vexame na conta do antigo País do Futebol. Mas inda que mal pergunte: que Copa América?!?

BRASIL, PÁTRIA SAUDÁVEL
Factoide na Saúde pública: "SUS passa a oferecer transplante de medula óssea".  Então tá. Agora é só entrar de madrugada na fila do INSS.  Recomenda-se uma boa reserva de propina para bem aproveitar a ocasião. Tomara que dê certo, mas conhecendo esse governo como a gente conhece, o mais provável é que as medulas não saiam do papel.

MAIS DO MESMO
Aécio Neves foi reeleito neste fim de semana presidente do PSDB. Isso é bom, ou ruim? É bom, por que o Zé Serra não foi eleito. É ruim, por que o Aécio foi reeleito.

GREGOS DIZEM NÃO
O povo grego decidiu não aceitar a proposta dos credores internacionais. Os gregos tomaram chocolate e não pagam lo que devem. Mas esse foi o jeito grego de dizer OXI, o seu redondo NÃO aos juros escorchantes dos velhos agiotas europeus. A Grécia agora vai sozinha com o seu velho dracma, já que oxidou os euros da União Europeia que ficou menor. É mais ou menos o que nós, brasileiros deveríamos fazer com os impostos exorbitantes que o governo nos cobra para pagar suas farras e orgias saturnais. Sabe duma coisa, eu gostaria de saborear o Brasil à grega.

FALTA CONFESSAR
No Brasil, mais de 7 mil padres abandonaram a batina para casar. Tá, mas quantos desses 7 mil já tinham só levantado a batina antes de casar? Essas coisas a sociedade de fé inabalável não confessa, né não?!?

MENINAS BOAS DE BOLA
Lá no Canadá as meninas bonitas dos Estados Unidos foram campeãs mundiais, outra vez. Meteram 5 a 2 nas japonesas, todas iguais umas às outras. De nada adiantou o técnico japonês trocar o time inteiro no intervalo para ver se mudava o jogo no segundo tempo. O futebol de umas e outras foi igualzinho, sem tirar nem pôr. Quer dizer, mesmo tirando e pondo, o futebol foi igualzinho que nem as japinhas do primeiro para o segundo tempo. A culpa da derrota caiu sobre a goleira japonesa: o treinador alega que ela não abriu o olho o tempo todo.

A VIDA IMITA A ARTE

Em homenagem ao Zé Dirceu, revi ontem à noite o notável "Crepúsculo dos Deuses", de Billy Wilder, com Glória Swanson no papel de uma atriz mandioca e William Holden como um oportunista consultor de roteiros cinematográficos.

A folhas tantas do script captei o resto de um diálogo entre o mocinho e a mocinha: "Não é uma tragédia ter 50 anos, a não ser que você tente ter 25".

Pois é aí que entra minha homenagem a Zé Dirceu, o bom burguês depauperado: "Não é uma tragédia ter que devolver poder e dinheiro, a não ser que você queira ter de novo poder e dinheiro". A vida imita a arte. No final, a atriz mandioca fica lelé da cuca. E o consultor oportunista morre dentro da piscina que sempre foi o seu objeto do desejo.

LA KIRCHNER NÃO É EVITA

Os candidatos de Cristina Kirshner, a mulher mandioca deles lá, perdeu na eleição de Buenos Aires. Mariano Recalde, um Brahma melhorado, ficou fora do segundo turno que será disputado agora por dois nomes da oposição. No fundo, no fundo a Argentina vai continuar elegendo Juan Domingo Perón. No tanto por Juan Domingo, mucho más por Evita Perón la madre de los pobres y mucho más guapa que la Kirchner.

LAVA-JATO SUBIU A RAMPA

Com a premiadíssima delação de Ricardo pessoa, a Lava-Jato já subiu a rampa. Ele matou a cobra e mostrou o pau para a Justiça Federal: Lula, o Brahma Sapiens e Dilma, a Mulher Mandioca estão na lista de campanhas eleitorais que receberam dinheiro de propina.

Edinho Silva e Mercadante também subiram no telhado. Agora é tudo só uma questão de tempo.

O caminho das pedras aqui na grande Ilha dos Prazeres é o seguinte: o PMDB já está se preparando para blindar Michel Temer diante de três iminentes alternativas: 1) impeachment; 2) renúncia honrosa da criatura do criador; 3) perda do mandato por via judicial lá na barra do TSE pela denúncia de financiamento de campanha com dinheiro mais que sujo, roubado.

RODAPÉ - Michel Temer, se tempo a Lava-Jato lhe der para isso, é o caminho mais curto entre o Brahma Sapiens e o Palácio do Planalto em 2016. Pode ser, no entanto, que a boa ideia seja o reencontro dos companheiros bons e batutas  Luiz Inácio e Zé Dirceu nos porões da democracia que eles mesmo inventaram para seu próprio deleite.