O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de jul. de 2015

CADÊ ELE?
Politéia é o nome metido a besta da fase da Operação Lava-Jato dedicada a prender e arrebentar com a politicalha. Não nos dará o prazer de ver os deputados e senadores "suspeitos" usando algemas. Então, meio que perde a graça. Em todo caso, apreender e revirar os bens móveis e imóveis dessa pandilha até que não é tão difícil assim. Eu quero ver é na hora de enfiar o pé na porta a turma da Politéia perguntar "cadê o seu chefe?".

DEPUTADO E SENADOR
JAMAIS É DELATOR

Deputado e senador unidos, jamais serão vencidos! Deputado e senador não é delator! Os gritos de ordem não são dados pelo espírito de companheirismo que os une, mas por mero instinto de sobrevivência. Um deputado, ou um senador jamais será um delator.

É que se confessar o que é e o que faz, perde o mandato. Perde a imunidade, perde as regalias, perde a impunidade. Não espere, pois, uma delação premiada sequer nessa nova safra de "inocentes perseguidos" pela Lava-Jato.

Da mesma forma, não espere também que saia de sua boca qualquer coisa politicamente correta. Hoje nessa República dos Calamares, só a delação premiada merece confiança. Nada nem ninguém tem mais crédito nesse país do que um delator premiado.

Em tempo: nessa pandilha de políticos de quinta categoria, nenhum deles precisa fazer qualquer acordo de delação; toda vez que um deles abre a boca, já está dedurando alguém.

PANCANADÁ
Esse Pancanadá está servindo para mostrar que, para os esportes olímpicos, a Copa das Copas também não deixou legado nenhum. A delegação brasileira nesse torneio - de pouca valia para os Jogos de 2016 - queria conquistar o segundo lugar. Está em quinto, atrás de Estados Unidos, Canadá, México e Cuba. Quer dizer, a política esportiva do governo é um câncer que não evoluiu. Há cânceres assim.

TORNADOS NO SUL
Tornados e tempestades abalam o Sul. A Tocha de Mandioca ainda não sobrevoou as regiões inundadas. A Defesa Civil como sempre vai chegar depois. Enquanto isso, os flagelados das enchentes andam com água pela cintura, sob o frio e a chuva. E o pior vem a seguir: é quando o desabrigado descobre que está com leptospirose.

GRÊMIO 0 X 1 CRICIUMA

Como é grande a Arena Tricolor... E vazia. Bastou para o torcedor gremista beirar o G-4 do Brasileirinho para desdenhar da Copa Brasil.

Aí então, aos 33 minutos, uma Luccabeçada nas redes tricolores. Laura Ramos, em Brasília, desligou a TV; Moisés Pereira deixou o estádio do Grêmio mais vazio. Foi embora mais cedo. Ou Moisés não seria profeta.

BANDIDO É BANDIDO

Para você que, há tanto tempo já não espera nada de bom por parte do Congresso Nacional, mais uma boa razão para continuar deplorando essa banda larga: o Senado aprovou a "internação de até 10 anos" para menores infratores.

A proposta altera o  Estatuto da Criança e do Adolescente e tem apoio do Palácio do Planalto, contrário à redução da maioridade que havia sido aprovada em primeira votação na Câmara. Quer dizer, os parlamentares transformaram em derrota a vitória que haviam comemorado contra o governo da Mulher Sapiens.

Só uma coisinha: eu não perdi nada. Nem ganhei. Não acho que maldade tenha idade. O critério para julgamento e condenação ou absolvição de bandido não pode ser por faixa etária; tem que ser por avaliação psico-social. Se o bandido é bandido com 18, 16, 15 ou 12, 10 anos de idade, não pode viver em sociedade.

Enquanto não for assim, o Brasil pode esperar de tudo dessa bandidagem. Eles crescem no meio de nós e podem até virar, deputados, senadores, consultores, empreiteiros e presidentes da República.