O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

2 de jul. de 2015

INSUSTENTÁVEL
Dilma Vana, bate o pé e reclama que quer Malzebier do Brahma, por causa do aumento concedido pela Câmara ao Judiciário: "Reajuste de até 78% é insustentável". Claro que é. Mas não é sozinho. Insustentável é o salário de milhares de servidores da máquina petista, cuja maior habilitação é a carteirinha de aliado; insustentável é o cartão corporativo do governo; insustentável é o esquema de propina que corre no governo; insustentável é... Ah, insustentável é a Rainha da Mandioca. E insustentável mesmo é a leveza do ser.

IÔ-IÔ
A tal maioridade penal parece iô-iô na Câmara. Um dia, levando uma goleada de 305 votos a cento e poucos, a oposição comemora; desse dia pro outro, o séquito de Eduardo Cunha festeja. O besteirol aprovado exclui tráfico de drogas, roubo qualificado, tortura e terrorismo. Essa idiotia ainda precisa ser votada em segundo turno pelos deputados e ser apreciada pelo Senado. Pura perda de tempo, de dinheiro e só uma disputa de bambolê entre Eduardo Cunha e a Mulher Sapiens. Maldade não tem idade.

O PENSADOR DE CAPINHA
O ministro Marco Aurélio de Mello, pensador de capinha dos melhores fins de semana para usar a imprensa, descobriu a pólvora: "Objetivo de delatores é salvar a própria pele". Ah, bom. E a gente pensava que eles eram todos tipo assim a Madre Tereza de Calcutá. Não dá para perceber no quanto é mesmo que ajuda e a quem interessa essa fabulosa descoberta de Marco Aurélio, o pernóstico e prolixo parente do Fernandinho Beira-Collor. Por qué no te callas, Marquito?!?

O QUE BRAHMA FEZ NÃO SE FAZ
O que Lula, o Brahma fez com Dilma, a Mulher Sapiens, não se faz nem mesmo com um guarda de trânsito bêbado. O Brahma nunca foi tão Lula como agora nessa oportunista visita a Brasília, quando assumiu a presidência interina da Terra da Mandioca para coordenar o que chama de "controle da crise de governo". Essa foi pior do que qualquer delação premiada. Foi uma demonstração de que Lula não tem mãe viva e sempre que pode ressuscita o velho Barba que tem dentro dele. No fundo, no fundo o Brahma confessou que está morrendo de medo de ser convidado a pôr algemas e entrar na Vara do juiz Sérgio Moro, lá em Curitiba.

TEMER, O CALADO
É impressionante como retumbou o silêncio de Michel Temer, vice-presidente da República, quando Lula chegou em Brasília falando como presidente interino da Terra da Mulher Sapiens.

TORNEIO DE DELAÇÕES

Está cada vez mais interessante esse torneio oficial de revelações entre os 18 delatores premiados que a Lava-Jato promove na Arena Curitiba. A cada nova jogada, um faz o gol mais bonito que o outro.

Pedro Barusco foi a campo e confirmou em depoimento a Sérgio Moro que o antigo tesoureiro do PT João Vaccari Neto atuava como interlocutor do partido na hora de abocanhar a propina que saía dos contratos da Petrobras.

E enfiou a bola nas costas do time inteiro: disse que Vaccari mandava torpedos exigindo o pagamento do dinheiro sujo. Barusco chutou forte quando revelou que a renda era "endêmica e institucionalizada" para abastecer o esporte clube PT desde a Copa dos Copos de 2004.

E ainda revelou a tática: ele, Barusco e o então diretor de Serviços, Renato Duque iniciaram a estratégia de rateio das boladas indevidas recolhidas da seleção das empreiteiras.

Ele delatou que no banco de reservas do Renato Duque, a mala preta era normalmente de 1% dos valores brutos dos contratos.

Daí, a coisa era fifth-fifth entre o PT e os atletas da estatal. E Pedro Barusco ainda se lembra bem que o Renato Duque sempre falava nos vestiários: "Isso aqui é metade do partido, metade da casa".

Barusco não escondeu o jogo. E foi para o ataque: "na gestão de Vaccari como tesoureiro do PT, era ele quem tomava conta dessa propina". Mas isso é só o começo do campeonato. Ah, são tantas as emoções...

RODAPÉ - Nesse tempo todo, é bom não esquecer que o presidente da República, responsável pelos destinos da Petrobras era Lula da Silva, o Brahma e a presidente do Conselhão da mesma Petrobras era, ninguém mais nem menos do que Dilma Vana, a Mulher Sapiens que não lia direito os contratos bilionários de compra e venda da Casa do Petróleo que já foi nosso.