O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

22 de set. de 2011

PENA DE MORTE

O carrasco é o Estado.

Troy Davis é executado nos EUA
Os advogados de Davis esgotaram todas as possibilidades legais de evitar a morte do condenado

O negro americano Troy Davis morreu na noite desta quarta-feira por injeção letal, na penitenciária de Jackson, no estado americano da Geórgia.

Pronto, agora só falta você saber de quem e do quê se está falando.

Troy Davis passou 20 anos no corredor da morte. Ele foi condenado pelo assassinato do policial branco Mark MacPhail. O processo se mostrou ao longo desse tempo cheio de vícios judiciais. Havia sérias dúvidas sobre sua culpa.

Nove testemunhas do assassinato cometido em 1989 indicaram Troy Davis como o autor do tiro, no entanto, a arma do crime nunca foi encontrada e nenhuma prova digital ou traço de DNA, foram encontrados ou revelados. Fosse aqui no Brasil, Davis estaria salvo. Dilma gritaria, como sempre faz logo que algum ministro é acusado disso ou daquilo que você sabe:

- As provas, cadê as provas?!?

Mas na Geórgia, o buraco é mais embaixo. Pelo menos para negros e pobres. Ao correr do processo, sete das nove testemunhas se retrataram, mas isso não bastou para convencer a justiça a rever seu veredicto.

Apresentado por seus defensores como o exemplo do negro condenado injustamente, Troy Davis recebeu o apoio de personalidades como o ex-presidente americano Jimmy Carter, o papa Bento XVI e a atriz Susan Sarandon, além de centenas de manifestações pedindo seu indulto, por todo o mundo. Já se vê disso aí que, que essa coisa da maioria absoluta ser triturada pela minoria esmagadora é coisa de quem pode contra quem se sacode.

Durante o dia de ontem, os advogados de Davis esgotaram todas as possibilidades legais no estado da Geórgia, em diversas instâncias, na tentativa de evitar sua morte. Não deu.
Até mesmo o advogado negro, presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tirou o corpo fora. Ele se recusou a impedir a execução de Troy Davis. Alegou que o caso cabia ao Estado da Geórgia e não ao poder federal. Troy Davis que morreu e renasceu mil vezes durante os últimos 20 anos, foi executado às 23h08, hora da Geórgia.

RODAPÉ - O que mais impressiona nessa história de prepotência e crueldade, não é que a tirania do Estado; o que mais impressiona é que lá na Geórgia, os presos não fogem dos presídios. Nem mesmo quando sabem que são pobres, negros e estão comidos e mal pagos.