O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

9 de set. de 2011

BALA COM BALA

As orelhas dos ministros do Supremo Tribunal Federal se transformaram em urinóis de mensaleiros. Todos eles, sem exceção, juram por tudo quanto é mais sagrado, que o mensalão é intriga da oposição. Mas os marinheiros não contam que vem aí bom tempo.

A menos que o STF tenha ouvidos moucos para os agradáveis comentários do embaixador americano, flagrado pelo wikileaks dizendo numa carta para outro diplomata dos EUA que "a era Lula tinha corrupção generalizada". Generalizada - diga-se de passagem - sem generais. Na era Lula tudo era gente boa. De grevistas antigos a guerrilheiros de bala de menta.

Pois então, Thomas Channon dedurou Lula que já tinha sido entregue por Roberto Jefferson; Lula queimou o filme de todo mundo; todo mundo implicou Marcos Valério; Marcos Valério botou a culpa em Zé Dirceu que, com sua "fidelidade canina" alcaguetou Delúbio Soares: "Ele agia por conta própria", entregou o traíra-mor da pandilha de sevandijas.

Seja lá o que for que dejetem nos doutos penicos dos mega-magistrados do STF, esses 40 senhorers de anéis que já entregaram os dedos como o próprio Ali Babá, só estão reforçando, com suas peremptórias e bem orquestradas negativas, a idéia de que Lula lhes passou a conversa uma vez mais.

Eles estão tendo esse trabalhão todo, pagando todo esse vexame, desculpando-se diante da mais alta corte de Justiça do País, porque seu grande chefe não cumpriu o que prometeu solenemente nos seu último dia de governo visível: "Vou me dedicar em tempo integral a provar que o mensalão é uma farsa". Das duas, uma e outra: primeira, ele não se dedicou; segunda, não provou coisa nenhuma.

De tudo isso, o que há de melhor é que o tiroteio despencou lá do Morro do Alemão para cair na Esplanada dos Aproveitadores, maior lixeira nacional a céu aberto. O que tem de mensaleiro dando e levando tiro no pé é um escândalo. Mas é disso mesmo que eles mais gostam.

RODAPÉ - Você aí que leu "As 1.011 Noites" e se vidrou na história de Ali Babá e os 40 Ladrões... Alguma vez, em algum capítulo, em alguma página, os ladrões e o próprio Ali Babá, admitiam suas roubalheiras quando estavam nas mãos das autoridades? Se você leu isso em algum pknto da narrativa, por favor, me avisem. Essa parte eu pulei. Ou peguei no sono, porque a roubalheira era tanta que a leitura ficou monótona.