O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de out. de 2008

O PENÚLTIMO DEBATE

Quem teve o desplante de ficar na frente da TV assistindo na Record ao bangue-bangue "O Penúltimo Debate", protagonizado por Marta e Kassab, acabou pegando no sono e querendo o ingresso de volta. Nada do que já tinha sido passado nos episódios anteriores deixou de ser reprisado nesse capítulo final. E o mocinho não beijou a mocinha. Mas, pelo insólito, algumas cenas podem entrar para a Série Vale a Pena Ver de Novo:

Os marqueteiros de Marta só não arrancaram os cabelos quando ela tentou justificar sua alta taxa de rejeição popular, por duas razões: erram mais do que ela e são carecas. Do alto de suas madeixas douradas e idéias oxigenadas, Marta disse e não mandou dizer: "São Paulo é uma cidade muito grande, tem muito pobre. O pobre hoje, em razão do governo Lula, passou a ser da classe média. E agora não quer mais voltar a ser pobre". Foi o que ela disse e foi o que se ouviu.
ENTRELINHAS - O Lula acabou com o pobre; acabou com o eleitorado da Marta. Marta só não terá tanta rejeição quando a média não tiver pão e manteiga.


Produtores do programa da TV Record estão pensando em anular o debate. Descobriram que quem estava no lugar do prefeito de São Paulo era o boneco plástico do Kassab. E mais: desconfiam que Marta ainda é prefeita da cidade. Todas as obras que Kassab alardeava estar fazendo ou ainda fará, são dela.

Marta não falou em armário. Kassab não disse se já leu o romance Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Marta disse que seu governo se especializou em licitações. Kassab jura que o governo dele é especialista em obras.
ENTRELINHAS - Aí, os dois deixaram todo mundo com saudade do Maluf. Dúvida atroz: existe obra sem licitação?

Na história do combate entre policiais civis e militares paulistanos, Marta para cutucar Zé Serra deu um jeito de encaixar uma das frases de efeito de Lula: "Quem não sabe negociar, não sabe governar".
ENTRELINHAS - Nuncanessepaís um governo teve tanto especialista na hora de negociar do que o governo Lula.

Uma coisa intrigou meio mundo antes que todo mundo adormecesse: por que Marta quer voltar à prefeitura? Ela não cansou de dizer o tempo todo que passou quatro anos no maior sufoco, debaixo da maior pauleira, para se livrar da herança maldita do governo de Pitta & Companhia; só pagando contas e apagando incêndio. Insiste, no entanto, em voltar.
RODAPÉ - Deve ser bombeira e masoquista.

Marta se disse "espantada" com a enorme repercussão da propaganda que fazia insinuações à vida privada de Gilberto Kassab.
RODAPÉ - Nessa história de jogar penas para o ar, só pode jogar quem tem pena.