O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de out. de 2008

DOSE GENÉRICA
Moisés Pereira

O GRENAL É O MAIOR

A revista Trivela editada em São Paulo pelo Jornalista Caio Maia, ex- Folha de S. Paulo, fez uma pesquisa entre mais de 30 jornalistas, 23 do Brasil e oito do exterior, para estabelecer o ranking dos clássicos de futebol do país. O resultado indica o Gre-Nal como o mais importante do Brasil.

Vários critérios foram pré estabelecidos desde a rivalidade regional, a tradição, a importância nacional e a relevância futebolística. A gauchada sempre alardeou que nada poderia ser maior do que o nosso Gre-Na e este aval logicamente causou ótima repercussão na aldeia.

Penso que a tradição de rivalidade e maniqueismo que sempre imperou no sul desde Chimangos x Maragatos, PTB x UDN, e PT x anti PT mais recentemente é um dos fatores determinantes para que a rivalidade no futebol seja tão acentuada por aqui.

Deve ser também levado em conta que os clássicos do Rio e São Paulo notadamente grandiosos diluem-se na rivalidade por fatores pontuais devido a serem múltiplos, seis em cada centro, diminuindo a rivalidade, quando as torcidas têm vários alvos a combater.

No ranking da Trivela, Palmeiras x São Paulo ficou em 2o. lugar, e o BRA-PEL ficou em 22o lugar destacando-se pela tradição e rivalidade. O CA-JU não apareceu na lista, e no exterior o primeiro é Real Madri x Barcelona.