O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

31 de out. de 2008

DOSE GENÉRICA
Moisés Pereira


MARADONA É DOSE OU OVER DOSE ?

A experiência de transformar ídolos do futebol em treinadores não é original, pelo contrário é cada vez mais comum. No contexto mundial Beckembauer - o Kaiser é o exemplo melhor sucedido, inclusive, por tratar-se de figura notável que extrapolou do cargo de técnico para ser o grande presidente do Comitê organizador da última Copa do Mundo na Alemanha.

Nós tivemos nossa tentativa com o Falcão e não dá para considerar que tenha sido muito bem sucedida embora a memória gaúcha tenha esquecido. A verdade é que poucos são os vencedores dirigindo a seleção onde mais conta o jogo político que a capacidade dos técnicos para formatar uma seleção convincente com tantos pseudo cracks milionários mais preocupados com contratos de imagem do que com o orgulho de vestir a amarelinha.

Enquanto temos o Dunga guardando lugar para o eleito da véspera da Copa, a Argentina cria a grande notícia. Maradona é o novo treinador . Dunga nunca foi ídolo, ao contrário sempre foi contestado, embora tenha perfil de boa liderança, cidadão correto, trabalhador. . . ótimo genro, quem sabe. Como treinador não disse a que veio, fez um laboratório inóquo e gosta de jogadores medíocres ao seu estilo.

O que esperar de Maradona? Confesso que admiro muito o futebol argentino e tenho testemunhado a idolatria de los hermanos por este ídolo que acreditam na heresia de que seja maior que Pelé.

Ao contrário de Dunga, jogava demais, complicava demais e se destruiu demais. Assim como transcendeu em técnica dentro do campo, desafiou o destino da forma mais irresponsável e "milonguera" imaginável. Neste seu caminho ciclotímico o que esperar de Maradona a frente da seleção argentina?

Uma grande jogada de marketing, do ponto de vista promocional. Uma temeridade, do ponto de vista racional. Mas como o imponderável é fator também presente no futebol, torcemos que o Dieguito consiga passar aos boleiros platinos um pouquinho de sua fantasia que encantou o mundo. (Moisés Pereira - Porto Alegre).

RODAPÉ - Os adeptos da Igreja de Maradona estão com síndrome do pânico. Acham que agora, como técnico da Seleção Argentina, don Diego vai decretar o fim da sua idolatria. Ninguém é tão milagroso a tal ponto que possa fazer aquele time jogar bola.

NOVIDADE - Deus é brasileiro. E pensa que mora em Brasília.

FEEDBACK - "Olá, Sérgio. O Sanatório está uma coisa de louco, comparável às quadrinhas* da saudosa PRH-4, aguardadas com expectativa pelos torcedores pelotenses. Foi bom ler de novo o Moisés. Bom também que o José Cruz esteja voltando, agora ainda mais turbinado. Aqui no Jornal Regional da Pelotense**costumo recomendar a leitura do teu blog e coluna no Diário da Manhã". Um abraço, Jandir Barreto***.

* - Quadrinhas: comentários esportivos em versos de pé-quebrado que, há mais de mil anos, eu fazia na PRH-4 Rádio Cultura de Pelotas/RS.

** - Jornal Regional da Pelotense - Programaço de notícias; puro jornalismo, apresentado por Jandir Barreto na Rádio Pelotense.

*** - Jandir Barreto - Jornalista, professor de português, amigo - daqueles que vêem com bons olhos tudo que a gente faz. Mas isso não quer dizer nada: de quando em vez, ele bota óculos escuros. Tem a voz mais bonita da notícia gaúcha.