O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de out. de 2008

O LOBISTA LULÁTICO
Eu estava quieto aqui na redação do Sanatório da Notícia quando chegou Fredinho, o meu amigo lulático que sempre vem fazer loby para conquistar um espaço de elogio e ode às coisas que o Lula faz pelo Brasil. Ao primeiro gole de cafezinho, ele foi ao passado recente e trouxe à baila, só para me cutucar, aquela pesquisa que, num dia desses, deu quase 80% de popularidade ao presidente dos calamares:

- O Sanatório da Notícia tá na contramão do Brasil. Lula tem 80% de aprovação da população brasileira!...
- Pára, ô zarolho mental! Tem notícia, passa pra cá.
- O blog só malha o homem. Não vê que são 80% dos brasileiros...
- Pára! Quer falar do Dunga, do Vasco, fala. Do contrário, toma o teu café e te manda!

Ele baixou a bola, tomou o café, deixou um release cantando loas sobre a viagem do Lula pela Espanha, Índia e África, com direito a abraços e queijos com Nelson Mandela e coisas assim. Levantou-se da minha cadeira giratória - que escolhera para estarrar-se à frente do meu computador - e dirigiu-se para a porta de saída, com aquele sorriso velhaco e quase amigo de todos os petistas do bem e do mal que conheço. Antes de sair ainda teve que me ouvir:

- Não são 80% de brasileiros! São 77,7% de uma pesquisa com menos de 2 mil entrevistados!
- Quase 80%!!!...
- ...E 7 é conta de mentiroso! - gritei, amistosamente provocativo.

Ele fez menção de voltar. Queria papo. Fui mais rápido: com uma tapinha nas costas despachei aquele chato boa-gente para o corredor. Fechei a porta e voltei à minha cadeira, ao meu computador, às minhas idéias.

Peguei aquele release só para dizer aqui, nesta sala de emergência do Sanatório que Nelson Mandela, além de abraçar e sorrir para Lula, ainda lhe prestou uma rápida e singela homenagem: confessou-se "emocionado", como sempre faz com todos aqueles que vão visitá-lo. Desde que nunca tenham sido africâners.