O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de out. de 2008

PRIMEIRA DOSE
Moisés Pereira

Eis que, senão quando, baixa ao Sanatório da Notícia, ninguém mais, ninguém menos do que Moisés Pereira, meu cronista esportivo preferido das quebradas pampeiras, quase campesinas - posto que já virou fazendeiro. Homem de Pau Fincado, cercanias de Santa Vitória do Palmar, não chega a ser um Garricha que é de Pau Grande, chegadinho a Petrópolis - mas é Alegria do Blog, como o ponteirinho bom de bola era do Povo. Venham vocês todos com Moisés Pereira, a PRIMEIRA DOSE nunca se esquece.

NOVA GUERRA DOS FARRAPOS
O julgamento no STJ da CBF que puniu rigorosamente jogadores do Grêmio e Botafogo eclodiu como um rastilho de pólvora na noite passada daquele jogo medíocre dos milionáros do Dunga contra os sucessores do Valderrama.
Pelo menos, até o Mampituba e, na metade azul da Aldeia , o estado de revolta e indignação é tanto que, reservada as proporções, lembra episódios da hisória que colocaram o Rio Grande do Sul nas manchetes pela postura de inconformidade e separatismo com as decisões do centro do País .
Não pretendo discutir o mérito das punições onde foram julgadas agressões, atos de hostilidade, atos atentatórios à moral desportiva. O que surpreende é o rigor, a dose aplicada nas penas: oito jogos, por acertar a genitália do adversário; 120 dias por cotovelada e três jogos por dedo em riste.
Hoje estamos sujeitos a decisões dos árbitros no campo e ao crivo dos procuradores via imagens de TV, de modo que o jogo não acaba mais quando termina. . .
Porque em 2005 anularam tantos jogos quantos foram necessários para o Corinthians ser campeão em prejuízo do time vermelho de Porto Alegre, é normal que os fantasmas paranóicos venham à tona, quando o Grêmio desafia as elites do futebol e teima em se manter na liderança.
Seria hilário perder um título porque alguem passou a mão em lugar anti-convencional do adversário. Será que estamos a caminho de um campeonato disputado por freiras? Ou, como dizia o saudoso Paulo de Souza Lobo, o Galego: "A dupla Grenal apenas está pagando na moeda que sempre utilizou com os bagrinhos do interior gaúcho"?!