O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de out. de 2008

DOSE GENÉRICA
Moisés Pereira
Treino secreto não esconde defeitos

Além de torcedor, me coloco como observador desta reta final do campeonato brasileiro. É sabido que tenho lado. E o meu lado é azul. E é incrível que continue na liderança jogando tão pouco como vem acontecendo.
Ontem o Cruzeiro venceu sem deixar dúvidas e provou estar com bala na agulha para a chegada. Quero abordar um aspecto muito discutido em Porto Alegre em relação aos treinamentos secretos, ou melhor fechados que os treinadores adotaram para preparar suas equipes e surpreender os adversários.
Foi noticiado agora que uma empresa no centro do país filmou as principais jogadas dos times de ponta e comercializa as edições para os adversários analizá-los.
Já ouvi que o Grêmio caiu de rendimento porque os adversários estudaram fórmulas para vencê-lo. Não concordo, entendo que o time é limitado e está há quase 20 rodadas na liderança em função de um bom rendimento coletivo. Como o Grêmio perdeu de três e o Inter cedeu o empate para o quase rebaixado Náutico a nossa mídia elegeu os treinos fechados como vilões para explicar em parte os fracassos.
Penso que não é por aí. Entendo que as vitórias são construidas dentro das quatro linhas pela qualidade e organização das equipes. O Cruzeiro, que também fechou o treino, surpreendeu com um gol aos 15 segundos depois de uma combinação perfeita de Wagner e Guilherme e aí decidiu o jogo.
Sem ser simplista, este fato mudou o jogo, desestabilizou o Grêmio e deu confiança ao Cruzeiro para impor o seu futebol. Ficar procurando explicações outras é uma prática comum que visa a criar fatos novos fugindo da essência da discussão e alimentar polêmicas que rendam alguns minutos ou laudas na mídia tão pródiga em espaços para divulgar o futebol... (Moisés Pereira - Porto Alegre).