O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Quinta-feira 2 de abril 2009

Solidez

Munique é uma cidade enorme, horizontalizada, com parques e monumentos, calçadas, ciclovias e pistas de rolamento de causar inveja a qualquer cidade que se ache a rainha da cocada preta. O que foi reconstruído no pós-guerra é de doer, tal a solidez. Os pontos turísticos são conhecidos e a internet aqui está para quem quiser imagens. Mesmo assim me atrevo a lembrar a todos os que vierem a Munique o que os guias turísticos recomendam: na Marienplatz a torre dos Novos Passos exibe o carrilhão com 43 sinos e 32 figuras esculpidas. Pontualmente às 11h:00min e às 12h:00min o mecanismo é acionado.

As figuras ou bonecos dos dois níveis do carrilhão dançam. O nível superior mostra um torneio celebrado em 1558, pelo casamento do duque Guilherme V com Renata de Lorraine. O inferior é um baile dos Schaeffler, os tanoeiros, os fabricantes de barris. A comemoração dos tanoeiros representa o fim da peste que atingiu Munique entre 1515 e 1517. Foto não resolve. Ou dá um pulo até Munique e filma ou então procura um vídeo.
Diferenças
Agora, só uma historinha ocorrida no salão do café do hotel em Munique, o Carlton Astória. O salão não é nenhum Maracanã, mas é no estilo da terra: limpo, cheiroso, atendentes simpáticas e até uma brasileira, todas ótimas.

Pois bem, uma senhora alemã após o café, relaxadamente, lia o jornal do dia. No outro extremo do salão, sentaram à mesa dois senhores italianos, também viajantes, e começaram a falar de negócios no tradicional volume, com vários megatons acima do normal, não deixando de atender os indefectíveis celulares com toques alucinados.

Lá pelas tantas quando a zorra matinal da dupla italiana atingia um ritmo de apogeu de ópera, a alemã levantou os olhos por cima do jornal e dirigiu-se para os italianos, suavemente, dizendo em italiano claríssimo o seguinte: “Senhores, por favor...”. Ela baixou os olhos para o jornal e continuou sua leitura. Eles baixaram as vozes e os celulares foram ativados para o silêncio.


Carlos Eduardo Behrensdorf

De Roma


RODAPÉ - A viagem continua. Oule desta postagem para a próxima, lá em cima de novo.